Os impactos do coronavírus no esporte


A pandemia do coronavírus já matou mais de 11 mil pessoas até o momento em todo o planeta e afetou diretamente diretamente vários eventos esportivos, no Brasil e no mundo. A única exceção apenas para os organizadores da Olimpíada de Tóquio-2020 que relutam em cogitar adiamento oficialmente. Nas últimas semanas, estádios sem torcedores, atletas famosos infectados e notícias sobre adiamentos ou cancelamentos de torneios tomaram conta do noticiário esportivo.


Os eventos que foram afetados com o adiamento foram: 1ª etapa do Festival de Voleibol do Interior, 10ª Copa Navegantes de Handebol, 18ª Copa Jaguaribe de Karatê, fase municipal dos Jogos Escolares e a 1ª etapa da Liga de Basquete do Interior (LBI) que seria disputada na cidade de Russas.

A Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará também suspendeu os Jogos Escolares do Ceará, como também outras atividades da secretária. Várias entidades esportivas do estado também suspenderam suas competições como a Federação Cearense de Futsal (FCFS) que suspendeu as disputas da Copa Estado do Ceará e o inicio do Campeonato Cearense de Futsal Sub-20. 

A Federação Cearense de Basquete (FCB) suspendeu o terceiro jogo da final do IV Torneio "Benjamin" entre Pindoretama x Time A2 como também outras competições previstas no calendário da FCB.

No futebol nacional, a CBF decidiu paralisar suas competições por tempo indeterminado. Dos 27 campeonatos estaduais, 24 estão suspensos por tempo indeterminado (dentre eles o Campeonato Cearense). Os campeonatos Carioca e Gaúcho ficarão suspensos por 15 dias, enquanto que o Campeonato Amazonense foi dado por encerrado em reunião com os 8 clubes realizada nessa sexta-feira (20) na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF), em Manaus. A Copa do Nordeste, mesmo sendo um torneio regional também foi suspenso por tempo indeterminado.

Competições nacionais de outros esportes também sofreram os impactos do Covid-19. A Liga Nacional de Futsal (LNF) teve seu inicio adiado, enquanto que o Novo Basquete Brasil (NBB) foi suspenso por tempo indeterminado.

A Superliga Feminina foi cancelada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) ficará sem campeão definido o que não acontecia desde 1976. A Superliga B também encerrou suas disputas com Brasilia (DF) e Itajaí (SC) conquistando o acesso no feminino, enquanto que Guarulhos (SP) e Uberlândia (MG) obtiveram o acesso a elite do voleibol nacional no masculino. 

Falando na Superliga Masculina, na reunião realizada ontem (19) a maioria dos clubes decidiram estender a paralisação a paralisação por mais um mês, quando terão uma reunião para definir os próximos passos. A equipe do Ponta Grossa onde atua o jaguaribano Walla votou pelo prosseguimento da paralisação e a realização de uma nova reunião.

Pelo futebol no mundo a Eurocopa e a Copa América foram adiadas para 2021. Os principais campeonatos nacionais da Europa foram suspensos como o inglês, italiano, espanhol, alemão e francês. Além disso, UEFA suspendeu os jogos das oitavas de final da Liga Europa e da Liga dos Campeões.

Na América do Sul, a Taça Libertadores da América foi suspensa até dia 5/05, segundo o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguéz. Já a primeira rodada das Eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2022 foi adiada e ainda não tem data para ser realizada. 

No basquete, a NBA e a Euroliga também foram suspensas. E a principal categoria do automobilismo mundial a Fórmula 1 também sofreu as consequências da pandemia com os cancelamentos dos GPs da Austrália e de Mônaco.

Foram confirmados mais de 275 mil casos do Covid-19 em todo o planeta, sendo que no Brasil foram confirmados 970 casos com 11 mortes, sendo 9 em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro. No estado do Ceará foram confirmados 68 casos, se tornando o estado do Nordeste com o maior número de casos da doença.

Comentários