Mundial de 2005 vive na memória: Torcedor de Jaguaribe revive a maior glória do São Paulo

Max Saldanha (a direita na foto) falou sobre a conquista do tri mundial pelo São Paulo em 2005 (Foto: Blog Esporte Jaguaribe)


O que você fazia naquele 18 de dezembro de 2005? Para o torcedor do São Paulo essa data com certeza ficará eternamente na memória, já que foi justamente nesse dia que o Tricolor Paulista até então comandado pelo técnico Paulo Autuori conquistava o seu 3° título do Mundial de Clubes ao vencer o Liverpool, da Inglaterra por 1 a 0 no Estádio Nacional de Yokohama, no Japão.

O jogo que aconteceu naquela manhã de domingo certamente ficou marcado para uma grande geração de são paulinos que viram aquela última conquista mundial. 

Dentre esses torcedores está o professor de Educação Física, Max Saldanha. O Blog Esporte Jaguaribe entrou em contato com ele para falar um pouco sobre essa conquista que completou 20 anos nessa última quinta-feira (18).

Ao blog, Max falou que dias antes da decisão chegou a ficar dois dias sem dormir e que passou o tempo assistindo aos programas esportivos, telejornais e assistindo aos DVDs das finais do Mundial conquistadas pelo São Paulo em 1992 e 1993 sobre Barcelona e Milan, respectivamente.

"A expectativa tava tão grande que eu passei dois dias sem dormir. Foram quase 48 horas acordado só assistindo os programas esportivos, telejornais, DVDs das conquistas do Tricolor, principalmente das finais do Mundial de 92 e 93 e lendo todo tipo de matéria em jornais e revistas.", falou Max Saldanha.

Max também brincou dizendo o seguinte sobre o Liverpool: "Eu acho que eu fiquei mais por dentro do Liverpool do que o próprio Rafa Benítez (treinador do time inglês na época)."

O gol do São Paulo naquela final foi marcado por Mineiro aos 27 minutos do 1° tempo. O clube inglês pressionou o São Paulo durante toda a etapa complementar com direito a bolas na trave, defesas de Rogério Ceni e além de tudo teve 3 gols anulados. Veja os melhores momentos da final do Mundial de Clubes (Vídeo: Marquinhos Futebol Historia).

Relembre como estão os jogadores que atuaram naquela final do Mundial de Clubes da FIFA 2005:

Rogério Ceni: Encerrou sua carreira no São Paulo em 2015 onde jogou 1196 partidas e marcou 129 gols se tornando o goleiro com mais gols na história do futebol mundial. Atualmente está com 52 anos e é técnico da equipe do Bahia.

Cicinho: Depois da conquista do Mundial foi para o Real Madrid. Teve passagens ainda por Roma, Villarreal (Espanha) e por último no Sivasspor (Turquia). Atualmente é comentarista no programa "Jogo Aberto", da Band.

Lugano: O zagueiro uruguaio que hoje está com 45 anos teve passagens por Fenerbahçe, Paris Saint Germain, Málaga (Espanha), entre outros. Desde 2021, Lugano atua como comentarista na ESPN.

Fabão: Atuou no São Paulo entre 2004 e 2006 onde marcou 14 gols. Fabão tem 49 anos de idade e é faixa preta em jiu jitsu.

Edcarlos: Após passagem pelo São Paulo, Edcarlos atuou no Grêmio, Atlético Mineiro e Benfica (Portugal). Atualmente com 40 anos ele trabalha na diretoria do Iguaçu que em 2026 disputará a 3ª Divisão do Campeonato Paranaense.

Junior: Antes de ser campeão mundial de clubes, Junior fez parte da conquista do pentacampeonato com a seleção brasileira em 2002. Encerrou a carreira no Goiás em 2010.

Mineiro: Autor do gol do título mundial, o ex-jogador de 50 anos teve passagens por Chelsea (Inglaterra), Schalke 04 (Alemanha), entre outros. Mineiro atualmente reside na Austrália e cuida de projetos sociais.

Josué: Tempos depois, Josué jogaria no Wolfsburg (Alemanha) onde foi campeão da Bundesliga 2008/2009 e no seu retorno ao Brasil ganharia mais uma Libertadores, dessa vez com o Atlético/MG em 2013. Largou o futebol em 2015 e atualmente é empresário no ramo da música sertaneja. 

Danilo: Atuou no São Paulo entre 2004 e 2006 onde depois acabou indo para o Kashima Antlers (Japão). Depois retornou ao Brasil defendendo o Corinthians e sendo nome fundamental no título da Libertadores e do Mundial em 2012. Acabou virando treinador onde foi campeão da Copa São Paulo de Juniores pelo Corinthians em 2024 e recentemente foi anunciado pela equipe do Pouso Alegre (MG) para as disputas do Campeonato Mineiro 2026.

Amoroso: Depois do Mundial, Amoroso acabaria indo para o Milan (Itália). Acabou retornando para o Brasil onde teve passagens por Corinthians e Grêmio. Encerrou sua carreira em 2016 na equipe do Boca Raton, dos Estados Unidos.

Aluísio Chulapa: Contrato junto ao Athletico/PR, Aluísio foi o autor da assistência para o gol de Mineiro. Ele ficou no São Paulo até 2008 quando foi para o Al-Rayyan (Catar) e depois teve passagens por Vasco, Ceará, entre outras equipes. Em 2018 ele participou do "Power Couple Brasil" e da 10ª edição de "A Fazenda", ambos na TV Record.

Grafite: Entrou aos 30 minutos do 2° tempo da decisão depois de ficar grande parte do ano de 2005 fora do time devido a uma contusão. Teve passagem marcante pelo Wolfsburg (Alemanha) quando foi campeão e artilheiro da Bundesliga 2008/2009. Atualmente ele é comentarista do Grupo Globo.

Paulo Autuori: Foi o técnico campeão da Libertadores, do Paulistão e do Mundial comandando o São Paulo. Atualmente ele tem 69 anos e comanda o Sporting Cristal, do Peru.

Assim que terminou o jogo, Max pagou uma promessa subindo os degraus da escada da casa da mãe de joelhos com o poster do São Paulo campeão da Libertadores nesse mesmo ano.

"Paguei uma promessa subindo os degraus da escada lá da casa da minha mãe de joelhos com o poster do São Paulo campeão da Libertadores. Comemorei tanto que subi até no telhado com esse poster.", falou Max Saldanha.

Após a final houve uma passeata em comemoração ao título mundial. Naquele dia a concentração foi feita na Rodoviária passando por várias ruas da cidade com direito a pandeiro e tudo. Além do título do Mundial de Clubes e da Libertadores, o São Paulo conquistou o Campeonato Paulista daquele ano.

Segundo Max relatou ao BEJ, foi um dia inesquecível. Sem transporte, o grupo saiu passando de casa em casa dos são-paulinos, andando por vários bairros até concentrar na rodoviária. No caminho, a festa só cresceu, com carros e motos, bandeira do São Paulo, hino tocando, e claro a zoação com aqueles que torceram contra o São Paulo. Ele também falou o que espera do São Paulo para 2026.

"Como não sou um torcedor tão imediatista ou que se ilude com pouca coisa, acho que começando a partir de 2026 até no mínimo 2029 temos que dar alguns passos para trás pra depois voltar a caminhar para frente, temos que tentar diminuir essa dívida quase bilionária para chegarmos com a saúde financeira melhor no ano do centenário."

Nessa última temporada o São Paulo disputou 66 jogos com 27 vitórias, 17 empates e 22 derrotas. Marcou 79 gols e sofreu 73.

Comentários