Ferroviário, campeão cearense de 1995 (Foto: Kiko Silva/Agência Diário) |
Começou nesse final de semana a edição de número 111 do Campeonato Cearense de Futebol. A atual edição do estadual conta com a participação de 10 equipes, dentre os quais estão Ceará e Fortaleza que são os maiores vencedores da competição com 46 títulos cada um.
Bem atrás de Ceará e Fortaleza está o Ferroviário com 9 títulos. O "Tubarão da Barra" comandado pelo técnico português Tiago Zorro tenta quebrar um tabu de não conquistar o Campeonato Cearense desde 1995.
O Blog Esporte Jaguaribe vai relembrar a última edição em o que o Ferrão conquistou o estadual. A edição daquele ano teve a participação de 12 equipes e foi iniciada no dia 05/03 e teve o seu término no dia 10/12. Foram 9 meses de duração, bem diferente da edição atual que vai durar 2 meses.
O Campeonato Cearense foi disputado em 3 turnos distintos. No 1° e 2° turno, os 12 times foram divididos em 2 grupos de 6 (Capital e Interior) e jogavam entre si dentro de seus grupos em turno e returno. Ao final da fase classificatória, os 3 primeiros de cada grupo se classificavam para a próxima fase.
Os seis classificados se enfrentaram em jogos eliminatórios de ida e volta e os três vencedores faziam um triangular também em jogos de ida e volta para decidir quem seria o campeão do turno.
Já no 3° turno houve uma modificação na fórmula de disputa. O grupo do Interior foi dividido em 2 grupos de 3 (Norte e Sul), enquanto que o grupo da Capital se mantinha com 6 equipes. As equipes jogavam entre si dentro de seus grupos em turno e returno e classificavam-se os 4 primeiros do Grupo Capital, os 2 primeiros do Grupo Norte e os 2 primeiros do Grupo Sul.
Os oito times restantes do 3° Turno se enfrentaram em jogos eliminatórios para definir os classificados para o quadrangular. Nesse quadrangular as equipes jogavam entre si em turno e returno para definir o campeão do 3° Turno. O Ferroviário ganhou 2 turnos, enquanto que o time do Icasa venceu 1 turno e ambos decidiram o estadual daquele ano.
A decisão que aconteceu no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza terminou em 0 a 0 e por ter a melhor campanha o Ferroviário acabou ficando com o 9° título estadual. Ao todo o Ferroviário disputou 47 jogos com 30 vitórias, 13 empates e 4 derrotas. O time marcou 95 gols e sofreu 35.
Veja o vídeo da matéria veiculada pela extinta TV Manchete sobre a final do Cearense de 1995:
Alguns dos destaques daquele time foram Robério que foi o artilheiro da competição com 25 gols marcados e o volante Nasa que depois atuaria pela equipe do Vasco da Gama onde seria campeão brasileiro (1997 e 2000) e campeão da Libertadores (1998).
Na edição 2025 do Campeonato Cearense, o Ferrão estreou com derrota diante do Horizonte (mesmo palco da final de 1995) pelo placar de 2 a 1. O foco agora do "Tubarão da Barra" é a estreia na Copa do Nordeste diante do Sport (PE) nessa quarta-feira ás 21h30
Comentários
Postar um comentário