A Fase Laranja dos Jogos Abertos do Ceará que será disputada entre os dias 08 e 10/11 em Baturité não contará com a participação de Jaguaribe. A confirmação veio após o congresso técnico que aconteceu na última sexta-feira (17) onde foram definidos os grupos e os confrontos da fase regional.
A não participação de Jaguaribe gerou indignação por parte dos atletas nas redes sociais em especial do handebol e do voleibol que foram finalistas na fase estadual na última edição dos Jogos Abertos em 2022. Alguns deles cobraram até um pedido de explicações por parte da Secretaria de Esportes sobre a não participação de Jaguaribe nos jogos.
Os Jogos Abertos do Ceará são disputados desde 2018 e nesse periodo é apenas a quarta edição, já que as edições de 2020, 2021 e 2023 não foram realizadas. Na primeira edição em 2018, o futsal masculino e o handebol feminino foram campeões da fase regional em Jaguaribe. Já na fase estadual, disputada em 2019 o futsal jaguaribano ficou em 4° lugar, enquanto que o handebol feminino ficou na fase de grupos.
Ainda em 2019, foi disputada em Tabuleiro do Norte a fase regional dos jogos onde o vôlei jaguaribano foi campeão no masculino e no feminino. Na fase estadual, ambos acabaram sequer chegando as semifinais.
Após as edições de 2020 e 2021 não serem realizadas por causa da pandemia, a competição foi retomada em 2022 com a fase Macro Regional sendo disputadas em Limoeiro do Norte e em Pacoti. Além dos titulos do handebol e do vôlei masculino, o futsal feminino chegou a final, mas ficou com o vice ao perder o titulo para Limoeiro do Norte.
Essa não é a primeira vez que Jaguaribe fica fora de uma competição multidesportiva. Em 2021, Jaguaribe acabou ficando de fora dos Jogos do Vale que aconteceram em Aracati e isso também gerou indignação por parte dos atletas e inclusive alguns deles iriam disputar a competição regional pela última vez devido ao limite de idade que é de 21 anos. Na época a Secretaria de Esportes sequer se manifestou sobre o assunto.
Sobre o assunto da ausência de Jaguaribe nos Jogos Abertos do Ceará, o Secretário de Esporte e Juventude, Mourão e o Subsecretário da pasta, Jader Fernandes (Jardinha) estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal de Jaguaribe realizada na última sexta-feira (25). Logo de inicio, o secretário citou o vereador Márcio Oliveira (União Brasil) que fez criticas ao mesmo na sessão passada sobre a não participação da delegação jaguaribana na Fase Laranja dos Jogos Abertos em Baturité.
Segundo Mourão, a empresa que havia ganho a licitação para realizar todas as competições relacionadas ao esporte havia ficado com a sua certidão vencida*. A empresa foi notificada e foi dado um prazo para que houvesse a regularização, porém ela foi tirada depois de quase 2 meses. Ele falou que tanto a secretaria como a prefeitura tinham recursos disponiveis, mas que por conta desse problema não era possivel a emissão da nota fiscal.
O subsecretário Jardinha também falou também sobre a não participação de Jaguaribe na competição mais com relacão a parte técnica e tática. Segundo ele o futsal voltou aos treinos 10 dias após as eleições e boa parte dos jogadores que treinam são da categoria Sub-17.
O handebol está sem treinador após a saida de Carlos Eduardo (Adim) para comandar as categorias de base. Ele citou ainda que no momento a única equipe que está preparada é o basquete feminino e fez elogios ao trabalho feito pelo técnico Cicero Glaucon.
Após ser chamado de "desinformado" por Mourão, o vereador reeleito Márcio Oliveira falou que a ausência de Jaguaribe nos Jogos Abertos foi uma falta de programação por parte do secretário e que usou a desculpa da empresa como justificativa. Sobre a parte tática e técnica, Márcio falou que vai da particularidade de cada treinador e que isso deve ser cobrado pela gestão do esporte.
Depois disso o secretário disse que o vereador sempre fala do esporte por "questão pessoal" e que veio dar satisfação por causa de todos os desportistas. Citou que o parlamentar faltava com a verdade e que só sabia criticar e que não ligava para as suas criticas e falou ainda que o mesmo só tentava denegrir as pessoas.
Márcio pediu direito de resposta e exigiu respeito após ser chamado de "incompetente". Falou que incompetente teria sido as gestões de Mourão que foi vereador da casa durante 4 mandatos nos anos de 1996, 2004, 2008 e 2016.
* Nesse caso citado a empresa que tem certidões vencidas pode ser inabilitada em processos de licitação e caso não haja regularização no prazo previsto perde o direito a contratação. A Lei Complementar n° 155/2016 prevê a possibilidade de prorrogação da entrega de documentos por mais 5 dias úteis. Uma das certidões essenciais é a Certidão Negativa de Débitos (CND)
Comentários
Postar um comentário