Nesse último final de semana, Jaguaribe obteve classificação para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no badminton. Trata-se de Emanuel Belarmino que devido ao título na fase estadual nas Duplas Masculinas, se credenciou para disputar a competição que irá acontecer no mês de outubro em Brasília.
Com isso, Emanuel entra na lista de atletas jaguaribanos que disputaram a fase nacional e o primeiro no badminton. O Blog Esporte Jaguaribe irá relembrar outros atletas que estiveram representando o município nos Jogos Escolares onde teve participação apenas das modalidades individuais.
Os primeiros a conseguirem esse feito foram Isabele Lara (xadrez) e Luanderson Matheus (atletismo) em 2013. Na época, ambos estudavam na Escola Alice Diógenes e disputaram os Jogos Escolares da Juventude que naquele ano foram disputados em Natal (RN). Luanderson terminou em 9°, enquanto que Isabele terminou em 20° na disputa convencional e em 51° na blitz (duelo homens x mulheres).
Depois disso, Jaguaribe só voltou a ter representante na fase nacional dos jogos em 2016 com Raquel de Oliveira que também estudava na Escola Alice Diógenes. Ela competiu na prova dos 50 metros costas e 50 metros livre nos jogos que foram realizados em João Pessoa (PB).
No ano seguinte em 2017, outro ex-aluno da Escola Alice Diógenes também disputou a etapa nacional na natação. Foi Caio José que participou dos Jogos Escolares da Juventude que naquele ano foram disputados em Curitiba (PR). Ele competiu na prova dos 50 metros borboleta onde acabou terminando em 7° lugar na terceira bateria.
Em 2018, dois jaguaribanos participaram dos Jogos Escolares da Juventude que nesse ano foram disputados em Natal (RN). Foram Geovane de Lima Gomes (Clóvis Bevilaqua) e João Arthur Fernandes (Paulo Vágner) que competiram nas provas da natação e do atletismo, respectivamente.
Geovane participou das provas dos 100 metros livre, 50 metros costas e revezamento 4 x 50 medley onde não avançou para a próxima fase. Já João Arthur participou da prova do Salto em Altura onde conseguiu a marca de 1,60m e mesmo não tendo obtido pódio, estabeleceu o recorde escolar jaguaribano nessa prova.
Em 2021, cinco atletas jaguaribanos disputaram os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) que aconteceram no Rio de Janeiro, sendo 4 do atletismo e 1 do karatê. O melhor resultado foi obtido por João Lucas Nunes (Alice Diógenes) que foi bronze no revezamento 5 x 80. Além disso ele participou da prova dos 80 metros onde não se classificou para a final.
Teve ainda Emily Sanny (Paulo Vagner) que participou das provas do Salto em Altura e Salto em Distância onde ficou em 15° e 31°, respectivamente. Rakele Maurício (estudante do Paulo Vagner na época) participou do Arremesso de Peso onde terminou em 29° na classificação geral.
Mais um estudante da escola do bairro Expedito Diógenes que participou da competição nacional foi José Marcelo Paz. Marcelo competiu no hexatlon onde conseguiu um 13° na prova do Salto em Distância. Já no karatê, Ana Livia dos Santos (também do Paulo Vagner) acabou ficando em 8° lugar.
Em 2022, Rakele Maurício conseguiu um importante resultado para Jaguaribe nos JEB's que foram disputados também na capital fluminense. Com a marca de 25,04 m, Rakele conseguiu a medalha de prata na prova do Arremesso de Disco.
Comentários
Postar um comentário