COB exclui futsal dos Jogos Escolares da Juventude 2023

 

Jogos Escolares da Juventude 2023 vão acontecer de 1º a 16/09 em Ribeirão Preto/SP. Competição não terá o futsal (Foto: COB)

O Comitê Olimpico Brasileiro (COB) anunciou na última sexta-feira (03) a inclusão de quatro novas modalidades para os Jogos Escolares da Juventude que vão acontecer de 1º a 16/09 na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Essas modalidades se juntarão a outras 15 modalidades na competição que reune os melhores atletas de até 17 anos de todas as regiões do país. As novas modalidades são: águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo.

A surpresa ficou por conta da exclusão do futsal. Segundo a entidade, os jogos vão priorizar as modalidades que fazem parte dos Jogos Olimipicos o que não é o caso do esporte da bola pesada. O principal entrave do futsal não ser um esporte olimpico se deve a falta de diálogo entre o Comitê Olimpico Internacional (COI) e da Fifa que é gestora da modalidade desde 1989.

Conforme a Carta Olímpica do Comitê Olimpico Internacional (COI), para se tornar um esporte olímpico, a modalidade precisa ser reconhecida pelo Comitê, ser regida por uma Federação Internacional e seguir o código antidoping do COI. Além dessas regras, para ser aceita pelo COI, a Carta Olímpica indica que a modalidade precisa ser amplamente praticada por homens em pelo menos 75 países e quatro continentes e por mulheres em 40 países e três continentes. 

O Futsal cumpre os requisitos indicados pelo COI. Além de ser gerido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) desde o fim dos anos 80, a modalidade é praticada em mais de 170 países, sendo o quarto maior esporte praticado no mundo. 

Em postagem nas redes sociais, a Federação Cearense de Futsal (FCFS) falou que "esse era o preço que se pagava por não ser uma modalidade olimpica" e ainda ressaltou que o futsal brasileiro que foi 7 vezes campeão mundial merece o respeito de todos os desportistas. Na mesma postagem houve várias manifestações contrárias a exclusão da modalidade.

Também em postagem nas redes sociais a Associação Brasileira dos Treinadores de Futsal (ABTF) demonstrou a sua indignação da exclusão do futsal e frisou que a modalidade é uma das mais praticadas no país e tem sua integração no âmbito escolar como principal base de formação de jovens atletas e cidadãos.

O Blog Esporte Jaguaribe entrou em contato com alguns treinadores de futsal e a opinião de todos foi unânime com relação ao assunto.

Comentários