Desempenho da delegação jaguaribana nos Jogos Escolares do Ceará

 


Aconteceu nesse final de semana em Fortaleza a fase estadual dos Jogos Escolares do Ceará nas modalidades de atletismo, atletismo paralímpico, judô, judô paralímpico, natação e natação paralímpica contando com atletas nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A delegação jaguaribana foi para os jogos com o atletismo e a natação.

No atletismo que foi disputado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a delegação jaguaribana conquistou 11 medalhas, sendo 3 de ouro, 1 de prata e 7 de bronze. Na categoria de 12 a 14 anos, a atleta Rakele Maurício, da Escola Paulo Vagner foi medalha de ouro no Lançamento de Disco 750 g com o arremesso de 24,69 m (cinco metros a frente da vice campeã). 

Com o título ela irá representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) que vai acontecer de 31/10 a 15/11 no Rio de Janeiro. Será a segunda vez que Rakele disputará a competição nacional.

A escola do bairro Expedito Diógenes ainda faturou mais 4 medalhas de bronze na categoria de 12 a 14 anos. São eles:

  • Luis Gustavo Calixto (Salto em Altura - 1,40m)
  • Victor Rafael (Hexatlon - 1.800 pontos)
  • Pierry Oliveira (100 metros com barreiras - 19s82)
  • Noan Souza (Arremesso de Peso 4 kg - 9,52 m)
Na categoria de 15 a 17 anos, Jaguaribe faturou mais duas medalhas de ouro. Pela segunda vez seguida, Marcio Gonçalves, da Escola Raul Barbosa foi campeão no pentatlon, somando ao todo 2.374 pontos. Em 2021, ele repetiu a façanha, mas pela Escola Paulo Vagner e também desbancou o campeão da categoria de 12 a 14 anos do ano passado, José Marcelo Paz.

Pela terceira vez, João Arthur Fernandes, da Escola Cornélio Diógenes foi campeão no Salto em Altura com um salto de 1,65. Ele já tinha conseguido o feito em 2018 pela Escola Paulo Vagner na categoria de 12 a 14 anos e em 2021 pelo Cornélio Diógenes. Ambos vão representar o estado nos Jogos da Juventude (JJuv) que vai acontecer de 2 a 17/09 em Aracaju/SE.

Ainda na categoria de 15 a 17 anos, foram obtidas ainda pela delegação jaguaribana uma medalha de prata e três de bronze.

  • PRATA
Erica Graziele (Poeta Sinó) - Salto em Distância (4,28 m)

  • BRONZE
José Marcelo Paz (Paulo Vagner) - Pentatlo (1.922 pontos)
Ycaro Cauan (Poeta Sinó) - Salto em Altura (1,45 m)
Eduarda da Silva (Raul Barbosa) - Lançamento de Disco 1 kg (17,45 m)

Na natação que foi disputada no Centro de Formação Olímpica (CFO), Lara Danielly que competiu na categoria de 12 a 14 anos ficou em 4° lugar nas provas dos 50 metros borboleta, 100 metros e 50 metros peito. Na mesma categoria, só que no masculino, Haniel Andrade foi 3° lugar nos 50 metros costas e 4° nos 100 metros costas e 50 metros peito.

Mas as disputas da natação dos Jogos Escolares do Ceará ficaram marcadas por uma polêmica que deixou as delegações do interior, dentre elas a de Jaguaribe bastante irritadas. Segundo informações, a equipe de Fortaleza teria competido de forma irregular.

Eles teriam infringido o artigo em que diz que é permitido dois atletas por prova individual, porém a equipe da capital cearense tinha três ou mais atletas competindo por prova individual. A irregularidade foi comunicada ao coordenador da empresa que promove o evento e a federação e segundo ambos, houve autorização de alguém da Sejuv para que isso fosse feito.

Em publicação nas redes sociais, o professor Diego Amorim expressou imensa indignação e profunda tristeza e ainda falou que não vai engolir e nem se calar diante a esse absurdo. 

Nos dias 25 e 26/06 a fase estadual dos Jogos Escolares do Ceará terão continuidade com as disputas do tênis de mesa, tênis de mesa paralímpico, wrestling, vôlei de praia e ciclismo. Jaguaribe será representado por 5 atletas, sendo 4 no ciclismo e um no tênis de mesa.
  • CICLISMO (12 a 14)
Pedro Lucas Andrade
Vitor Gabriel Sobreira

  • CICLISMO (15 a 17)
João Pedro Gonçalves
Yuri Vinicios

  • TÊNIS DE MESA (15 a 17)
Eduardo Henrique (Individual e Duplas)

Comentários