O ano de 2004 foi marcado por várias zebras nas principais competições de futebol no Brasil e no mundo, mas uma das grandes zebras foi da seleção da Grécia que conquistou pela primeira vez o título da UEFA Euro que naquele ano foi realizada em Portugal. Foi uma conquista que assombrou o mundo do futebol e nem o mais otimista torcedor grego poderia esperar que a sua seleção poderia alcançar essa gloria tão importante.
Antes de entrar para a galeria dos campeões europeus, a Grécia já havia participado de uma Euro em 1980 na Itália e de uma Copa do Mundo em 1994 nos Estados Unidos onde em ambas acabou não passando da primeira fase.
A seleção grega garantiu sua segunda participação na Euro em 2004 ao ficar em 1º do Grupo 6 das Eliminatórias com 18 pontos ficando um ponto a frente da Espanha. O time comandado pelo alemão Otto Rehhagel ficou no Grupo A com Portugal, Espanha e Rússia. O jogo de abertura foi entre Portugal e Grécia no Estádio do Dragão, em Porto.
Os anfitriões contavam com o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari (campeão do mundo com o Brasil em 2002), o jogador Luis Figo (Bola de Ouro da FIFA em 2001) como capitão e com o até então desconhecido Cristiano Ronaldo na época com 19 anos e atualmente o maior artilheiro da história da seleção portuguesa com 104 gols em 175 jogos. Mesmo com o apoio da torcida anfitriã, os gregos acabaram vencendo por 2 a 1.
Depois disso arrancaram um empate em 1 a 1 diante da Espanha e na última rodada sofreria a sua única derrota diante da Rússia pelo placar de 2 a 1 e assim acabaram se classificando em 2º do Grupo A. Na fase de quartas de final, a Grécia teria pela frente a então campeã mundial e continental França que contava com grandes nomes como Zidane, Henry e companhia.
Mesmo assim os gregos surpreenderam mais uma vez e com gol do atacante Charisteas, o time venceu os franceses por 1 a 0 e pela primeira vez na história garantiam vaga para as semifinais. Nas semifinais, o adversário foi a República Tcheca que contava com nomes como Peter Cech, Nedved, Barós e Ian Koller (atacante de 2,02 m).
O jogo se encaminhava para os pênaltis quando o zagueiro Dellas fez o gol que levou a Grécia pela primeira vez a uma decisão de Eurocopa e mais uma vez teriam pelo caminho a seleção de Portugal que chegava a decisão também pela primeira vez na história.
O gol que deu o título aos gregos foi marcado no segundo tempo através de Charisteas em cobrança de escanteio. Depois disso, suportou a pressão portuguesa e segurou o placar mínimo de 1 a 0, garantindo assim o título mais importante do futebol grego.
- UEFA Euro 2004 - Final
- Data: 04/07/2004
- Local: Estádio da Luz (Lisboa)
- Gol: Charisteas (12 do 2°T)
- Cartões amarelos: Nuno Valente e Costinha (POR); Seitaridis, Basinas, Fyssas e Papadopoulos (GRE)
PORTUGAL: Ricardo, Miguel (Paulo Ferreira), Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha (Rui Costa), Figo, Deco e Maniche; Cristiano Ronaldo e Pauleta. TÉCNICO: Luiz Felipe Scolari
GRÉCIA: Nikopolidis, Seitaridis, Dellas, Kapsis e Fyssas; Basinas, Katsouranis, Giannakopoulos (Venetidis) e Zagorakis; Charisteas e Vryzas (Papadopoulos). TÉCNICO: Otto Rehhagel
Cinco jogadores da Grécia entraram na seleção da Euro 2004. São eles: Nikopolidis (Goleiro), Dellas (Zagueiro), Seitaridis (Lateral Direito), Charisteas (Atacante) e Zagorakis (Meia). O meia grego ainda foi eleito o craque da competição.
A conquista fez com que o selecionado grego subisse 21 posições no Ranking da FIFA. Passando de 35° para 14° no ranking divulgado pela entidade em julho de 2004. Atualmente ela ocupa o 51° lugar no último ranking da FIFA divulgado em maio desse ano.
Comentários
Postar um comentário