Como andam a situações dos campeonatos estaduais nesse fim de ano?

 


Mesmo com o fim de ano chegando e com um calendário diferente por causa da pandemia, ainda tem campeonatos estaduais pelo Brasil que vão decidir seus campeões, enquanto que outros vão conhecer os seus campeões apenas em 2021. O Blog Esporte Jaguaribe vai fazer um resumo sobre os estaduais que vão conhecer ou que já definiram seus campeões em 2020.

Até agora 18 estados e o Distrito Federal já tem os seus campeões estaduais de 2020. Dentre eles, Galvez (AC), Salgueiro (PE) e Porto Velho (RO) foram campeões de forma inédita, enquanto que o ABC se tornou campeão potiguar pela 56ª vez na história sendo o maior vencedor de estaduais no Brasil. Veja os outros campeões:

Sete estaduais ainda estão em disputa, porém dois deles vão ser concluídos apenas em 2021: Goiano e Tocantinense. O Campeonato Amazonense 2020 que tinha sido cancelado em março devido a pandemia, será iniciado no dia 10/02 e terminará no dia 22. A CBF vetou a indicação via ranking e exigiu que a federação estadual realizasse em campo um torneio para indicar as vagas às competições nacionais (Copa do Brasil e Série D). Veja a situação dos outros campeonatos:

CAMPEONATO CAPIXABA

As finais do Campeonato Capixaba entre Rio Branco e Rio Branco/VN vão acontecer nos dias 23 e 29/12. O time da capital capixaba tentará o seu 38º título estadual, enquanto que a equipe de Venda Nova do Imigrante o seu primeiro título em sua segunda final, sendo vice campeão em 1995.

CAMPEONATO MATO-GROSSENSE

União Rondonópolis e Nova Mutum fazem o segundo jogo da decisão nessa quarta-feira no Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. No jogo de ida, o Nova Mutum venceu por 1 a 0 e jogará pelo empate para ser campeão inédito, enquanto que o União terá que vencer por dois gols de diferença para conquistar o seu segundo título mato-grossense. O primeiro foi em 2010.

CAMPEONATO SUL-MATOGROSSENSE

Assim como no Mato Grosso, o Campeonato Sul-Matogrossense está sendo decidido entre equipes do interior. Águia Negra e Aquidauanense fizeram o primeiro jogo da decisão nesse domingo que terminou empatada em 0 a 0 e um novo empate no jogo de volta que ocorrerá nessa quarta-feira dá o título de campeão ao time de Aquidauana. Para o time de Rio Brilhante apenas a vitória interessa.

CAMPEONATO PIAUIENSE

4 de Julho e Picos se enfrentam nessa terça-feira pelo jogo de volta da final do Campeonato Piauiense que será o último do Nordeste a conhecer o seu campeão. No primeiro jogo, o time de Piripiri venceu por 2 a 0 e na volta poderá perder por um gol de diferença, enquanto que o Picos terá que vencer por 3 gols de diferença para ser campeão.

CAMPEONATO RORAIMENSE

O São Raimundo que foi campeão do segundo turno vai decidir o primeiro turno contra o GAS. A final do primeiro turno acontecerá nessa terça-feira e o GAS terá a vantagem de jogar pelo empate e caso conquiste o turno enfrentará novamente o Mundão no próximo domingo (27). Já o São Raimundo se vencer será declarado campeão arrastão.

CAMPEONATO GOIANO

O Campeonato Goiano terá seu reinicio no dia 13/01. Ainda faltam duas rodadas para o encerramento da fase classificatória e os jogos eliminatórios serão disputados em partida única onde o clube de melhor campanha terá a vantagem de jogar em casa.

CAMPEONATO TOCANTINENSE

A competição será retomada no dia 23/01 com os jogos de volta das semifinais entre Palmas x Araguacema (23/01) e Interporto x Tocantinópolis (24/01). As finais acontecerão nos dias 30/01 e 06/02.

Comentários