Após quatro meses de espera, enfim nesse final de semana será dado o pontapé inicial para o Campeonato Brasileiro nas Séries A, B e C. Apenas a Série D vai demorar um pouco para começar no dia 6/09. O Blog Esporte Jaguaribe vai fazer uma série de reportagens relembrando as participações das equipes cearenses nas quatro divisões do futebol brasileiro. Iremos começar com a Série A.
O Ceará foi o primeiro representante cearense na primeira edição da competição em 1971 que contou com a participação de 20 equipes. O Alvinegro de Porangabuçu terminou na última colocação com 9 pontos vencendo apenas duas partidas e marcando apenas 5 gols. Na época a vitória valia dois pontos, ao invés de três como atualmente.
A melhor participação do Ceará na história do Brasileirão foi um 7° lugar em 1985. Na edição passada o time escapou do rebaixamento terminando em 16° lugar com 39 pontos.
Antes de iniciar sua participação no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza foi vice campeão da Taça Brasil em duas oportunidades (1960 e 1968) ao perder o título para Palmeiras e Botafogo, respectivamente.
A primeira participação do Tricolor do Pici no Brasileirão foi em 1973 e aquela edição teve a participação de 40 equipes. O Fortaleza terminou a classificação geral em 18° lugar. A melhor participação do Fortaleza foi em 2019 quando terminou em 9° com 53 pontos.
O Ferroviário participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro em 1979 quando terminou em 73° lugar. Essa edição foi a mais inchada da história com a participação de 94 equipes e a melhor participação do Ferrão na história foi um 27° lugar no ano de 1981.
Comentários
Postar um comentário