Campeonato Brasileiro Série C: Participações das equipes cearenses

Na terceira reportagem da série sobre os times cearenses, o Blog Esporte Jaguaribe vai relembrar como foi o desempenho das equipes do estado na Série C do Campeonato Brasileiro. 

O primeiro time do Ceará a participar da Série C foi o Icasa Esporte Clube na edição inaugural da terceirona em 1981. O time da cidade de Juazeiro do Norte acabou caindo na primeira fase da competição ao perder os dois jogos para o Baraúnas, do Rio Grande do Norte. 

Diferente do Ceará que nunca disputou a terceira divisão nacional, o Fortaleza já disputou a competição 14 vezes, sendo a primeira em 1990 quando acabou em 7° lugar. A melhor participação do Leão do Pici foi em 2017 quando foi vice campeão perdendo o título para o CSA.


O Ferroviário tem 13 participações na Série C. A primeira participação do Ferrão foi em 1988 quando terminou a competição em 32° lugar. O melhor desempenho da história foi um 5° lugar obtido em 2006.


O Icasa (agora como Associação Desportiva Recreativa Cultural) participou pela primeira vez em 2005 quando terminou em 24° lugar. A melhor campanha do Verdão do Cariri foi em 2012 quando foi vice campeão perdendo o título para o Oeste. 


O Guarany de Sobral participou 4 vezes da Série C. A primeira vez do Cacique do Vale foi em 2001 onde fez a melhor campanha da história terminando em 3° lugar.

O Itapipoca participou da terceirona nacional em duas oportunidades: 2003 e 2007. A melhor campanha do Moleque Travesso foi em 2003 quando chegou as oitavas de final e acabou sendo eliminado pelo Campinense.

O Horizonte participou apenas uma vez da Série C em 2008 onde terminou em 55° na classificação geral. A região jaguaribana teve representantes na terceira divisão em duas oportunidades. A primeira foi com o Esporte Limoeiro em 1998 que chegou até as quartas de final e acabou sendo eliminado pela Anapolina, de Goiás.

Em 2004, o Limoeiro Futebol Clube ainda foi mais longe. Disputou o quadrangular final que tinha a campeã daquela edição a União Barbarense (SP), o vice campeão Gama (DF) e o Americano (RJ) e acabou na 4ª colocação e teve ainda Marciano como um dos artilheiros da competição com 10 gols marcados.

Comentários