Uma final diferente no Carioca: SBT ganha em audiência, mas Fla-Flu tem pior Ibope em pelo menos três anos
A transmissão da final entre Flamengo e Fluminense pelo SBT foi descrita por muitos como histórica. E de fato ela é, pois a 17 anos que a emissora de Silvio Santos não transmitia uma partida de futebol.
Desde que a Globo comprou os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro com exclusividade, em 1987, foram poucas as vezes em que a emissora não teve o domínio de todas ou quase todas as partidas.
Sinteticamente, pode-se dizer que o SBT ganhou muito com a transmissão do Fla-Flu. A sua audiência foi extraordinariamente alta para os seus padrões.
A Globo perdeu, mas seus indices foram ligeiramente mais baixos que na semana anterior, e a liderança foi perdida no Rio de Janeiro para a concorrente enquanto a bola rolava no Maracanã. Mesmo assim a audiência do Fla-Flu foi a mais baixa pelo menos desde 2017, seja em pontos, seja em quantidade de televisões ligados.
Segundo a métrica atualizada para 2020 do Kantar Ibope Media, cada ponto na região metropolitana do Rio de Janeiro representa 47.454 domicílios ou 121.090 indivíduos. A partida teve média de 27,7 pontos no Ibope com 37,9% de "share" (percentual sobre o total) entre 21h e 22h58. No mesmo período, a Globo teve 26,9 pontos e perdeu 14%.
Na média desse período, o SBT registrou um acréscimo de 382% sobre a noite de quarta-feira passada (08). Números que evidenciam que a emissora foi a maior beneficiada da transmissão da final.
A Globo ainda transmitia o Jornal Nacional enquanto o SBT fazia o pré-jogo de Flamengo e Fluminense e transmitia o primeiro tempo. Nesse período, o canal de Silvio Santos triplicou a audiência em relação ao mesmo horário da semana passada, porém ainda na vice-liderança.
Das 20h40 ás 21h37, o SBT teve 19,8 pontos no Fla-Flu contra 6,6 na semana passada (aumento de 199%). Já a Globo durante a exibição do JN teve 26,4 pontos contra 30,6 na semana passada (queda de 14%).
No período entre 21h38 ás 22h58, as duas emissoras ficaram empatadas com 28,2 pontos no Ibope no Rio de Janeiro. Enquanto que o SBT ainda exibia o clássico carioca, a Globo exibia a reprise da novela Fina Estampa.
Na região metropolitana de São Paulo, a Globo teve uma ligeira audiência com relação a semana passada, apesar de não ter o futebol (foram 29,5 no dia 8, contra 31,3 no dia 15). O SBT no mesmo período teve um aumento de 69% (6,7 no dia 8, contra 11,3 no dia 15). Em SP, cada ponto representa 74.987 domicílios ou 203.309 indivíduos no Kantar Ibope Media.
A métrica mais abrangente do Kantar Ibope Media, são usadas nas 15 maiores regiões metropolitanas brasileiras. Cada ponto vale 260.558 domicílios ou 703.167 indivíduos no Painel Nacional de Televisão (PNT).
A Globo manteve a audiência de 28,6 pontos que havia registrado na quarta-feira anterior. O SBT mais que dobrou a sua audiência a partir dos espectadores que vieram da Record, da Bandeirantes e também da televisão paga. A emissora passou de 7,5 (registrados no dia 8) para 16 pontos no dia 15, um aumento de 115%.
Fonte: Blog do Rodrigo Capelo (globoesporte.com)
Comentários
Postar um comentário