Globo rescinde contrato do Cariocão, mas FERJ entra com liminar e emissora transmitirá Fluminense x Botafogo



A Globo rescindiu nessa quinta-feira (02) o contrato de transmissão do Campeonato Carioca. A decisão foi tomada após quebra da exclusividade prevista no compromisso assinado com 11 equipes que disputam a competição - a exceção é o Flamengo - e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Apesar da rescisão, a emissora vai manter os pagamentos previstos para esse ano. Em nota divulgada pela emissora, o contrato foi violado, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista que aconteceu na última quarta e que segundo dados do próprio time a transmissão chegou a 14 milhões de visualizações, com um pico de audiência de 2,2 milhões de acessos simultâneos, um recorde para um evento esportivo realizado no Brasil, superando o pico de 2,1 milhões de acessos no clássico entre Grêmio e Inter válido pela Libertadores no canal da Conmebol no Facebook.

De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e 11 clubes assinaram o compromisso, com exceção do Flamengo. Ainda em nota da emissora, o rubro-negro carioca transmitiu sua partida se baseando na Medida Provisória 984 editada pela Presidência da República, que passava os direitos de transmissão aos mandantes dos jogos. A Globo entendeu que a MP não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Ainda na quinta-feira, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) também emitiu uma nota para que os 11 clubes que assinaram contrato com a Globo para que não transmitissem seus jogos na reta final da competição. Mesmo com o pedido da FERJ, o Vasco transmitiu na VascoTV o jogo contra o Madureira e a VoltaçoTV transmitiu os acréscimos do segundo tempo na partida contra o Resende.

Na sexta-feira (03) a entidade que rege o futebol carioca obteve uma liminar na justiça que obriga a Globo a transmitir o jogo entre Fluminense e Botafogo que acontece nesse domingo, ás 16h no Estádio Nilton Santos pelas semifinais da Taça Rio do Campeonato Carioca. Em caso de descumprimento, foi estipulado uma multa no valor de R$ 5 milhões.

Em nota divulgada nesse sábado (04), a Globo disse que vai recorrer da decisão, mas, em respeito à Justiça e aos clubes, dos quais é parceira histórica, vai transmitir a partida desse domingo, na TV Globo, no SporTV e no Premiere. 

Comentários