COB anuncia que Jogos Escolares 2020 não serão realizados


A pandemia do novo coronavírus fez o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciar, nessa quarta-feira (24), o cancelamento da edição 2020 dos Jogos Escolares da Juventude. 

A decisão teve o apoio unânime das 14 Confederações Brasileiras integrantes do evento que seria realizado no mês de novembro. Essa será a primeira vez desde 2005 que o evento não será realizado.

Em nota, o Comitê disse que "após encontros virtuais entre integrantes do COB e representantes das Confederações Brasileiras Olímpicas e das 27 Secretarias Estaduais, responsaveis pelos Jogos Escolares Estaduais e pelo processo seletivo localmente, concluiu-se que diversos fatores decorrentes da pandemia da Covid-19 impedem a organização segura do evento, que reúne anualmente na etapa nacional cerca de 5 mil jovens, entre 12 a 17, em uma mesma cidade.

Em março, a entidade que gere o esporte olímpico brasileiro já havia tomado a decisão de suspender a realização das etapas regionais da competição pelo mesmo motivo. 

O Brasil é o 2° em número de casos de Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo o Ministério da Saúde, já são 1.274.974 casos confirmados da doença com 55.961 óbitos e 697.526 curados.

O coordenador dos Jogos Escolares de Jaguaribe, Glerton Pinheiro concordou com a decisão do COB em cancelar os Jogos Escolares da Juventude. 

"Achei correta, pois estamos vivendo um período onde sobreviver é a nossa maior disputa. Seria de uma irresponsabilidade enorme realizar um evento colocando a saúde das pessoas em perigo. Que venha 2021.", comentou Glerton.

Foi perguntado ainda se havia a possibilidade de cancelamento ou não dos Jogos Escolares de Jaguaribe. O município já tem 249 casos confirmados da Covid-19 com 11 óbitos e 189 curados de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado ontem (26).

"Sim. Se até setembro/outubro não tivermos uma situação favorável em relação a saúde, deverá ser feito um pronunciamento oficial sobre isso.", concluiu.

Comentários