Hoje é Dia do Goleiro


O dia 26 de abril é comemorado do Dia do Goleiro. Uma posição que passa segurança ao time embaixo das metas, mas é considerada por muitos a posição mais ingrata porque ela pode torná-lo um herói ou um vilão.

Desde quando comecei a acompanhar futebol vi grandes goleiros que fizeram história no futebol nacional e internacional como Marcos, Dida e Buffon, além de outros que não acompanhei como Maier, Raul Plasmann, Goycoechea, entre outros.

Mas não posso esquecer é claro de Rogério Ceni que fez história com a camisa do São Paulo (1990-2015) que se consagrou não só pelas suas defesas e pelos títulos, mas por estabelecer dois recordes que foram certificados pelo Guiness World Records, o Livro dos Recordes.

O atual técnico do Fortaleza marcou 131 gols na carreira, estabelecendo o recorde que até então era do paraguaio Chilavert que marcou 62. Outro recorde estabelecido é do número de jogos em um mesmo clube com 1.237 jogos, sendo 982 como capitão.

No futsal também não é diferente. Acompanhei grandes goleiros que fizeram ou ainda fazem história no salonismo estadual, nacional e internacional como Lavoisier, Guita, Tiago, Matheus, Lambão, entre outros. 

Mesmo se tratamento de esporte amador temos grandes goleiros que se destacam nas quadras e nos gramados em Jaguaribe.

Podemos citar dois grandes exemplos no futebol jaguaribano que são Joacy (campeão pelo Santos em 1985) e Jean (que além de ser campeão jaguaribano várias vezes e já atuou profissionalmente).

No salonismo jaguaribano podemos citar dois grandes goleiros que não estão mais entre nós: Gordo e Zé Chaves. Outros que podemos destacar são Netinho, Rodrigo e Elicácio, Etin, Risada e Valmir.  

Para encerrar, o Blog Esporte Jaguaribe parabeniza a todos os goleiros por esse dia e merecem a sua devida homenagem.  

Comentários

Postar um comentário