Competição de karatê virtual é uma novidade nesse período de quarentena


Diante da pandemia causada pelo Covid 19, foi desenvolvido um projeto na tentativa de minimizar os transtornos ocasionados pelo isolamento social, conciliando tecnologia digital e o extraordinário benefício para a saúde, proporcionado pela prática de exercícios físicos.
Em esforço conjunto com a Federação Cearense de Karatê , no comando do professor Ennio Carlos e outras autoridades da Arbitragem Nacional, fizemos a primeira experiência de uma competição virtual de karatê no Estado do Ceará. 
A experiência contou com 7 árbitros renomados internacionalmente, os técnicos da Seleção Cearense de Karatê, o professor Osmar Negreiros, de Jaguaribe e o professor Claudiane de Itapipoca e 5 atletas da referida categoria. As categorias disputadas envolveram atletas de 10 e 11 anos, da faixa branca a faixa laranja.
Cada atleta deveria gravar um vídeo executando o kata e enviar para seu técnico. Este deveria enviá-lo quando solicitado pelo chefe de arbitragem. A competição contou com duas categorias mistas, de cinco atletas.
Os técnicos inscreveram seus atletas, que registraram por meio de vídeo, seu kata em suas residências, nas cidades de Jaguaribe e Itapipoca e virtualmente, cada árbitro emitia sua nota. Este projeto embrionário foi uma ideia do professor Ennio Carlos, Árbitro internacional. O evento ocorreu na noite dessa quinta-feira (02) por meio de vídeo conferência.
Esta experiência pioneira, ainda em fase de testes e de reajustes, devidamente aprimorada, possivelmente será realizada em maior escala no Ceará e no Brasil. Ao final da competição o pódio foi todo dominado pela ASKAJA com Lara Stephany sendo campeã com a nota 19,26, Julia Brito foi vice com a nota 18,34 e Nicolas Gabriel foi o terceiro com a nota 18.
O karatê foi uma das modalidades que foi afetada por causa da pandemia do coronavírus, tanto que vários eventos foram adiados como a 18ª Copa Jaguaribe de Karatê e a etapa do Campeonato Brasileiro que aconteceria no mês de junho em Goiânia. Os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão em que aconteceria a estréia do karatê também foi adiada para 2021.

Comentários