Confusão na semifinal do handebol masculino ocasiona o adiamento das finais nos Jogos do Vale


Ainda sobre os Jogos do Vale do Jaguaribe Sub-21 que aconteceu durante 3 dias na cidade de Aracati um incidente lamentável aconteceu no confronto válido pelas semifinais do handebol masculino entre Aracati e Morada Nova que estava sendo disputado no Ginásio Marista.

A confusão teve inicio quando faltavam 10 segundos para terminar a partida e o time da "Terra do Vaqueiro" estava vencendo por 18 a 17 e se aproximava para a grande final.

Segundo nota de esclarecimento divulgada pelo técnico de Morada Nova, Ramon Wescley, primeiramente foi arremessado uma garrafa de água em direção a quadra defensiva onde estava a equipe de Morada Nova e com isso a partida foi paralisada onde avaliaram se a mesma teria condições de ser concluída.

Nesse tempo o time da casa estava no ataque e tinha a última chance de empatar a partida. Mas o atleta aracatiense acabou desperdiçando o ataque e depois disso acabou empurrando o atleta moradanovense.

E foi isso que acabou gerando todo o estopim para a confusão. Torcedores e alguns atletas do time anfitrião agrediram fisicamente alguns atletas do time de Morada Nova. A situação ficou controlada após a chegada do policiamento ao ginásio.

Por conta de toda a confusão, as seleções masculina e feminina (que também estava na final) para garantir a integridade de todos tiveram que regressar para Morada Nova, segundo um trecho da nota divulgada pelo Secretário Municipal do Esporte e Juventude de Morada Nova, Alex Sandro Saraiva. Veja o trecho:

" Em virtude dos fatos ocorridos e com o apoio do Secretário Municipal do Esporte e Juventude, Morada Nova (representada pelos Coordenadores Nilton Leandro e Maciel), com o objetivo claro de garantir a integridade de todos, deixa os Jogos do Vale e já se encaminha para a nossa cidade."
Morada Nova Ceará, 15 de Dezembro de 2019.
Alex Sandro Saraiva
- Secretário - 
Veja o vídeo da confusão na partida entre Aracati x Morada Nova:


A Associação Desportiva Aracatiense de Handebol (ADAHA) também divulgou uma nota alegando que em outras edições o mesmo fato já havia ocorrido em Jaguaribe e Morada Nova, onde até o conhecimento deles não houve punição. Alegou também que o time de Morada Nova deveria ser punido por WxO na final e que a mesma oportunidade não seria concedida para o time da "Terra dos Bons Ventos".

Ainda em nota, a ADAHA fala que em nenhum momento, a associação e a Comissão Técnica, apoia e incentiva fatos que gerem violência ou algo que possa denegrir ou desrespeitar qualquer atleta ou equipes participantes. No final a mesma se desculpa e sente pesar pelo fato isolado , onde estamos sempre primando pela oferta de momentos de lazer.

Em nota divulgada pelo Secretário de Esportes de Aracati, João Eudes Nascimento, o mesmo pede desculpas aos atletas, comissão técnica, coordenador geral, chefe de delegação e demais gestores, como também a todas as cidades participantes. Destacou que o Governo Municipal de Aracati lamenta o ocorrido e esta acompanhando as verificações para a responsabilidade dos verdadeiros “autores” dos fatos.

Ressaltou ainda que acredita que os fatos ocorridos não abalarão a ótima relação desportiva entre os dois municípios, já que temos um histórico de parceria no que se diz respeito à cessão mútua de atletas para participação em diversas competições a nível estadual e nacional.

Com relação aos fatos o blog entrou em contato com um dos membros do Comissão Organizadora dos Jogos do Vale, Fábio Freitas que também é Diretor Especial de Esportes do município de Jaguaribe.

Foi informado que será feito um relatório e que depois será encaminhado para os municípios envolvidos. Com relação as finais do handebol masculino e feminino, em reunião realizada com o coordenador da modalidade, Cristiano Rabelo, arbitragem e representantes de ambas equipes ficou decido que as finais serão adiadas e posteriormente remarcadas para novas datas, como também será definido um novo local para as finais.

Comentários