Retrospectiva 2018 do Esporte Jaguaribano - 2ª Parte


O blog Esporte Jaguaribe continuará relembrando tudo o que aconteceu no esporte jaguaribano nesse ano que está chegando ao fim com a segunda parte da retrospectiva. Vamos relembrar os acontecimentos do esporte jaguaribano de julho a dezembro.

JULHO
Na cidade de Limoeiro do Norte a segunda etapa do Festival de Voleibol do Interior nas categorias masculino e feminino e teve a participação de 29 equipes de 15 municípios. O time masculino chegou a final e ficou com o título mesmo sem disputar a final, pois seu adversário o NVL de Limoeiro não aceitou jogar a final por conta do horário que seria disputada por volta de 2h da madrugada, enquanto que o feminino parou nas semifinais diante de Santa Quitéria.

A equipe do Navegantes ficou com o vice campeonato da 5ª Copa Serratalhadense de Handebol que foi disputada na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco na categoria Adulto Masculino. Na grande final a equipe do Navegantes acabou sendo superado pela equipe do Grêmio Petrolina pelo placar de 27 a 17.

Ainda no handebol a jaguaribana Aline reforçou a equipe do Fortaleza/IFCE na disputa da Copa Metropolitana de Handebol onde o "Tricolor do Pici" ficou com o título ao vencer na grande decisão a equipe do LMD/Maracanaú.

O karatê jaguaribano esteve na cidade de Jaguaruana para as disputas da Copa Jaguaruana de Karatê e ao final da competição a delegação jaguaribana comandada pelo professor Osmar Negreiros conquistou quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de bronze que foram Duilla Levi foi campeão no kata e 3º no tira fita. Julio César e Jean Carlos, ambos foram campeões também no kata. 

A seleção jaguaribana de futebol master participou da 2ª Copa Zezinho Batista de Futebol Master que aconteceu na cidade de Alto Santo. Na fase de grupos o time venceu Tabuleiro e Iracema, mas na fase de quartas-de-final acabou sendo eliminado nas penalidades máximas diante da equipe do Master AS.

Em Limoeiro do Norte aconteceu o Arena Fight Open de Jiu Jitsu que contou com a participação de 20 municípios cearenses como também outros estados participaram do evento. A equipe ZR Team representou o município na competição e saiu de lá com 5 medalhas, sendo uma de ouro e 4 de prata.

No distrito de Feiticeiro aconteceu a 5ª edição do Campeonato de Futsal que contou com a participação de 8 equipes. O campeão foi a equipe do Versin que na grande final bateu a equipe do Diassis por 5 a 4 e ficou com o título.

AGOSTO
O handebol feminino foi campeão da Copa São Bernardo, em Russas ao vencer as duas partidas diante de Russas pelos placares de 21 a 9 e 19 a 9 marcando a estréia de Heracktânio Junior sob o comando da seleção feminina. Outros representantes jaguaribanos que foram o futsal e o handebol masculino acabaram não passando da primeira fase.

Na fase estadual dos Jogos Escolares do Ceará que aconteceram durante todo o mês de agosto, João Arthur Fernandes e Ana Clezya ambos no salto em altura foram os medalhistas de ouro irão representar o estado do Ceará na fase nacional dos Jogos Escolares que vão acontecer em Natal, no Rio Grande do Norte. 
Na natação, a delegação conquistou 9 medalhas, sendo seis de prata e três de bronze com destaque para Geovane Lima Gomes que na categoria de 15 a 17 anos participará da fase nacional dos jogos em três provas (50, 100m costas e 100m livre). No ciclismo, Marciano Silva Sousa, da Escola Raul Barbosa ficou em 4º.
Já na categoria de 12 a 14 anos, a Escola Paulo Vágner disputou a fase estadual no voleibol masculino e acabou ficando na 4ª colocação.

Pela Copa Russas de Karatê (classificatório para o Cearense), o karatê jaguaribano comandado pelo pelo professor Osmar Negreiros teve um saldo bastante positivo nessa competição. Ao todo o karatê jaguaribano conquistou 14 medalhas, sendo 6 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze. 

A equipe do IDJ/Jaguaribe/SESC sagrou-se tricampeã do Torneio Aberto de Voleibol do SESC (TAVS) que aconteceu em Fortaleza. Na grande final, a equipe comandada por Fábio Freitas bateu na grande decisão a Faculdade Ateneu, da capital cearense pelo placar de 2 sets a 0. E com um detalhe: o time conquistou o título sem perder um set sequer, ou seja, vencendo todas as suas partidas por 2 a 0.


Aconteceu o Festival Jaguaribano de Tênis de Mesa e Xadrez e que contou com a presença de cerca de 60 atletas das cidades de Jaguaribe, Jaguaretama, Limoeiro, Tabuleiro, entre outras. Ao todo, juntando as duas modalidades, Jaguaribe ganhou 9 medalhas, sendo 5 de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Pela Copa Pablo de Futsal Sub-21, a equipe do Vila Real acabou ficando com o título de campeã ao vencer a Rua do Riacho na grande final por 3 a 2. A competição tinha como objetivo arrecadar fundos em prol do garoto Pablo que tem apenas 9 anos e que sofre com sérios problemas de saúde.

No Mundial BJJ Pró ocorrido no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza as equipes Carlson Gracie e ZR Team fizeram bonito na competição e ao todo conquistaram sete medalhas. A equipe Carlson Gracie conquistou cinco medalhas, sendo 4 de prata e uma de bronze, enquanto que a equipe ZR Team conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro e uma de bronze.

SETEMBRO
Houve mais uma edição do Intermunicipal de Handebol que contou com a participação de 10 equipes no masculino e 4 no feminino. A seleção masculina comandada por Afrânio Carneiro venceu Maracanaú na grande final por 17 a 16 e conquistou o título inédito. 
A seleção feminina que buscava o tricampeonato acabou ficando na terceira colocação, enquanto que a equipe do IDJ/Jaguaribe não passou da fase classificatória.

Aconteceu no Polo de Lazer Aluisio Diógenes (Arena Vôlei) mais uma edição do Torneio SESC Ativo de Volei de Praia que teve a participação de 18 duplas no masculino e de 7 quartetos no feminino. No masculino o título ficou com a dupla jaguaribana formada pelos jaguaribanos Alisson e Michael e no feminino o quarteto jaguaribano formado por Cláudia, Geórgia, Camila e Marcela foram as campeãs.

Pela fase final da Liga de Basquete do Interior (LBI), a Seleção Jaguaribana de Basquete parou nas quartas-de-final ao perder os dois jogos para o SADE de Mossoró (RN). O primeiro jogo vitória do SADE por 42 a 20 e na partida de volta nova vitória potiguar por 48 a 25.

Após 8 anos, a Seleção Jaguaribana de Futsal Feminino conquistou o título da 14ª Copa Jaguaribana de Futsal Feminina. Contando com reforços, o time anfitrião venceu na grande final a equipe do PFC Ateneu de Fortaleza pelo placar de 1 a 0 e conquistou o título da competição pela 4ª vez na história.

Aconteceu no Campo de Atletismo (em frente ao Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes) a primeira edição do Festival de Atletismo de Jaguaribe que contou com a participação de atletas que em sua maioria ainda disputam os Jogos Escolares. Os destaques ficaram para a atleta Ligiane Bezerra, da cidade de Senador Pompeu que conquistou 4 medalhas de ouro (200, 400, 800 e 1500 metros) e para a jaguaribana Carla Kailane que foi campeã no Salto em Altura e no Arremesso de Disco.

Pela fase final do Festival de Voleibol do Interior ocorrida em Jaguaribe, o IDJ/Jaguaribe/SESC ficou com o título da Série A Masculina ao vencer na grande final a seleção de Juazeiro por 2 sets a 1. Já na Série A Feminina, Iguatu sagrou-se campeã, enquanto que na Série B Masculina e Feminina o título acabou ficando com Limoeiro.

Ocorreu a primeira edição da Copa EJC de Futsal que além de ter um caráter competitivo, teve um caráter solidário, pois ela arrecadou alimentos e brinquedos que serão doados as familias carentes de Jaguaribe. O campeão foi o ECC 1 que na grande final bateu o Jovens de Cristo pelo placar de 5 a 1 e depois da final, houve entrega de medalhas para as equipes campeã e vice e que teve a presença do Padre Regis que antes da premiação comandou uma roda de oração com as duas equipes e com membros do ECC e do EJC.

Aconteceu na cidade de Morada Nova mais uma edição dos Jogos do Vale do Jaguaribe apenas nas modalidades individuais enquanto que as coletivas aconteceriam em Jaguaribe com realização do COVALE. 
As disputas aconteceram nas modalidades de atletismo, natação, karatê, tênis de mesa e vôlei de praia e ao final dos jogos a delegação de Jaguaribe foi para os jogos em todas as modalidades e conquistou várias medalhas, exceto no tênis de mesa. O grande destaque foi para a natação que conquistou 22 medalhas (somando masculino e feminino), sendo 4 ouros, 6 pratas e 12 bronzes, além do título geral obtido no masculino.
No atletismo a delegação jaguaribana conquistou 4 medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze terminando em 5º no geral. O karatê foi campeão geral por equipes e no Masculino e no vôlei de praia a dupla Alisson e Michael emplacaram o terceiro título seguido no masculino, enquanto que Alana e Georgia foram campeãs no feminino.

OUTUBRO
Teve inicio o 1º Campeonato Jaguaribano de Futebol Estudantil que contou com a participação de oito equipes, mas foram disputadas apenas duas rodadas da competição. As datas com os jogos da última rodada, semifinais e final ainda não foram definidas.

Pela quarta vez a cidade de Jaguaribe foi palco dos Jogos do Vale do Jaguaribe, mas dessa vez houve disputa apenas nas modalidades coletivas: Futsal, Futebol, Voleibol, Basquete e Handebol. A cidade anfitriã teve um domínio absoluto com seis títulos conquistados: Futsal (Masculino), Futebol de Campo, Voleibol (Feminino), Basquete (Masculino) e Handebol (Masculino e Feminino), além do título geral com 196 pontos.

A equipe do Jaguar Master disputou a Copa São Miguel de Futebol Master que teve sua primeira fase disputada em São Miguel (RN) e a segunda fase na cidade de Venha-Ver também em solo potiguar. O time avançou para a segunda fase em 2ª do Grupo, mas na fase seguinte após derrotas para o América de Icó e o Cachoeira de São Miguel, o Jaguar Master se despediu mais cedo da competição.

NOVEMBRO
O mês de novembro teve inicio com os Jogos dos Servidores Públicos que contaram com a participação de servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal. O voleibol masculino e feminino teve dobradinha da Secretaria de Esportes, além do título basquete e do handebol masculino enquanto que a Secretaria de Saúde ficou com o título no futsal masculino.

O goleiro Netinho que disputou o Campeonato Cearense de Futsal por Jaguaribe defendeu a seleção de Caucaia durante a primeira fase da Taça TV Diário de Futsal em zonal que ocorreu na cidade de Eusébio.

Dois atletas jaguaribanos estiveram presentes na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude que estão acontecendo em Natal, no Rio Grande do Norte. Geovane Lima Gomes competiu em quatro provas (50, 100m costas, 100m livre e o revesamento 4x50) onde não conseguiu seguir a diante. 
O outro foi João Arthur Fernandes competiu na prova do Salto em Altura onde ele junto com outros cinco competidores obtiveram a marca de 1,60m, mas João Arthur não chegou a final pois obteve a marca em maior número de tentativas com relação aos outros concorrentes. Com essa marca, João Arthur estabeleceu o novo recorde escolar jaguaribano.

Pela fase final do Campeonato Cearense de Karatê, três jaguaribanos comandados pelo professor Osmar Negreiros conquistaram três medalhas, todas elas de prata. Os karatecas que subiram ao pódio foram: Rosana Bandeira (kata adulto), Jean Carlos (kata Sub-10) e Julio César (kata 7 a 8 anos).

A cidade de Jaguaribe recebeu a fase regional F (Central) dos Jogos Abertos do Ceará. O município recebeu delegações de outros 15 municípios nas modalidades de futsal, handebol, basquete e voleibol nos naipes masculino e feminino. Ao final a cidade anfitriã obteve dois títulos no handebol feminino e no futsal masculino e classificando-se para a fase estadual que acontecerá em Janeiro. 

Aconteceu no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes a primeira edição dos Jogos dos Servidores Públicos da Crede 11  com a participação de servidores lotados na instituição vindos dos municípios de Jaguaribe, Jaguaretama e Pereiro nas modalidades de futsal, voleibol, basquete, tênis de mesa, damas e xadrez. A cidade de Pereiro ficou com o título no futsal, basquete e voleibol, além da dobradinha de Jaguaretama no tênis de mesa e no xadrez com Alisson Silveira e Valério Rodrigo, respectivamente e nas damas o título ficou com Maxilon Rufino, da cidade de Ererê.

DEZEMBRO
O futebol jaguaribano participou nos naipes masculino e feminino do Intermunicipal de Futebol Amador que teve inicio no mês de outubro. O time masculino após eliminar Quixeré e Beberibe avançou a fase final na Arena Castelão, em Fortaleza com status de campeão regional, mas o time acabou caindo nas semifinais diante de São Benedito e terminou a competição em 4º lugar.
Já o feminino enfrentou Beberibe e acabou ficando com o vice campeonato regional ao perder nas penalidades máximas para o time do Litoral Leste.

Jaguaribe receberia nesse no mês de dezembro a fase estadual dos Jogos Abertos do Ceará que contaria com a participação de mais de 20 cidades. Mas em reunião realizada na Sesporte e avaliando toda a repercussão foi decidido pelo adiamento dos jogos para janeiro.
Em novo Congresso Técnico realizado dias depois pela entidade foi decidido que de 11 a 13/01 acontecerá as disputas do basquete e do handebol e de 18 a 20/01 será a vez das disputas do voleibol e do futsal. 

A Quadra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Jaguaribe recebeu a primeira edição do Inter Turmas de Futsal Escolar que contou com a participação de 16 turmas. O título ficou com a turma do 9º B da Escola Paulo Vágner que na grande final derrotou o 9º A da Escola Gutemberg Barbosa pelo placar de 3 a 1.

As ruas de Jaguaribe foram movimentadas com a 12ª São Silvestre Mirim que contou com a participação de atletas de 7 a 14 nos naipes masculino e feminino. Ao todo foram 2500 reais em premiação para os três primeiros colocados em cada categoria, além de medalhas para os três primeiros colocados. A lista completa dos campeões você vê aqui.

Juventus e Bar da Curva fizeram a grande final do 2º Campeonato Society do Bar da Curva que foi disputada no Sitio Poção (zona rural de Jaguaribe). Após empate por 0 a 0 o Juventus faturou o título ao vencer o Bar da Curva nas penalidades máximas pelo placar de 2 a 1. A competição teve a participação de 16 equipes.

O atleta do voleibol jaguaribano Walla Sousa (o segundo da direita para esquerda) será o reforço da equipe do Anápolis Voleibol, de Goiás que disputará a Superliga Masculina B. A estréia do time será no dia 26/01 ás 17h no Ginásio Newton de Faria, em Anápolis diante do JF Vôlei, de Minas Gerais.

O atleta do jiu jitsu jaguaribano Mateus Fernandes entrou no Top 15 categoria juvenil faixa azul de acordo com o site Meia Guarda. O atleta ficou na 15ª colocação no ranking Meiaguarda com o total de 90.000 pontos. 

E para encerrar a retrospectiva, o Campeonato Jaguaribano de Futebol que contou com a participação de 10 equipes e que teve como campeão pelo segundo ano seguido a equipe do Vila Real que na grande final bateu o Eujad por 1 a 0 e conquistou o bicampeonato de forma invicta com 5 vitórias, 1 empate, 23 gols marcados e 3 gols sofridos.

Essa foi a nossa Retrospectiva 2018 do blog Esporte Jaguaribe. A todos os mais de 185 mil visitantes que o blog alcançou nesse durante esses quase 8 anos de existência e que puderam ficar bem informados com tudo que acontece no esporte de Jaguaribe, o meu muito obrigado e que o ano de 2019 seja repleto de paz, saúde e muitas alegrias.

SÃO OS VOTOS DO EDITOR-CHEFE DO BLOG ESPORTE JAGUARIBE, JEFFERSON CALIXTO DA SILVA

BOAS FESTAS E UM FELIZ 2019!!!!!!!

Comentários