Retrospectiva 2018 do Esporte Jaguaribano - 1ª Parte


Para fecharmos o ano de 2018 em grande estilo, o blog Esporte Jaguaribe relembrará tudo o que aconteceu no esporte jaguaribano nesse ano que está chegando ao fim com a sua tradicional retrospectiva. Vamos relembrar os acontecimentos que aconteceram de janeiro a junho.

JANEIRO
O ano de 2018 iniciou com um grande feito para o karatê jaguaribano que sob o comando do professor Osmar Negreiros teve 11 atletas convocados para a disputa do Campeonato Brasileiro de Karatê que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba que ocorreu no mês de março. 

No handebol, o Navegantes conquistou seu primeiro título no ano que foi a Copa Apodi de Handebol Masculino que foi disputada na cidade de Apodi, no Rio Grande do Norte e que teve a participação de seis equipes. O título veio com vitória na grande final sobre o MHC de Mossoró por 23 a 11.

Tivemos a final do Campeonato Jaguaribano de Futebol 2017 que aconteceu no mês de janeiro e tivemos um campeão inédito. A equipe do Vila Real ficou com o título ao vencer o Sport Moreira nas penalidades máximas por 7 a 6, após empate por 0 a 0 no tempo normal. Na ocasião, houve o descerramento da placa em que oficializava-se o nome do estádio como José Marcolino de Sousa, o "Sousão" que foi um dos grandes nomes da história do esporte jaguaribano falecido em 2007.

Ainda em janeiro, o atleta Cézar Maranhão que atua nas equipes do futebol e do futsal jaguaribano foi convocado para um período de testes na equipe do Sport Club Jaraguá, na cidade de Jaraguá do Sul (SC) e que faria sua participação no Campeonato Catarinense Série C.

FEVEREIRO
Aconteceu na cidade de Orós a disputa da 1ª Copa Orós de Futsal que contou com a participação de oito equipes na categoria Sub-18 e 8 na categoria Sub-21. O futsal jaguaribano foi para a competição sendo representado pelo JF Futsal no Sub-18 e pelo Barcelona na Sub-21 e ambos acabaram caindo na primeira fase.

No mês de fevereiro, em ranking divulgado pela Federação de Jiu Jitsu e Lutas Profissonais (FJJLP-CE), Ernandes Junior (pai) e Rodrigo Diógenes (filho) lideram o ranking em suas respectivas categorias. Ernandes lidera a categoria Master Masculino Peso Pesado (Faixa Azul) com 23.400 pontos, enquanto que Rodrigo lidera a categoria Infanto Juvenil Masculino Peso Médio(Faixa amarelo/laranja/verde) com 12.200 pontos. 

O Grêmio Mutirão foi até a cidade de Limoeiro do Norte para disputar um amistoso diante do Esporte Limoeiro (que disputou a Série B do Cearense) no Estádio Bandeirão. Com a bola rolando, o "Cavalo de Aço" venceu por 2 a 0.

Ainda no mês de fevereiro, o Jaguar Master iniciou sua participação da 3ª Copa Juvinão de Futebol que ocorreu no Sitio Angicos, na cidade de Cedro. Com um empate e uma vitória, o time master avançou a próxima fase, mas acabou sendo eliminado pelo pela equipe do Vaca Morta.

MARÇO
O Inter Jaguar representou o futsal jaguaribano na Copa do Vale Dalponte de Futsal nas categorias Sub-13 e Sub-15. O Sub-13 acabou se despedindo mais cedo da competição ao perder as duas partidas, enquanto que o Sub-15 avançou as semifinais, mas acabou parando diante do Patos de Tabuleiro por 3 a 0.

O karatê jaguaribano que foi a cidade do interior cearense com maior representatividade com 11 atletas na Seleção Cearense conquistou seis das 28 medalhas obtidas pelo estado na primeira etapa do Campeonato Brasileiro que foi disputada em João Pessoa, na Paraíba. São eles: Cosme Michael (Campeão Kumitê - Senior 67kg), Nicolas Gabriel (Campeão Kata - Sub-10), Jean Carlos (Vice Kata - Sub-10), Francisco André (Vice Kumitê - Junior 55kg), Duilla Levi e Julio César (ambos 3º kata - Sub-8).

A equipe do Flamengo representou o futebol jaguaribano na 2ª Copa Interestadual ocorrida no distrito de Tanques em Poço Dantas, na Paraíba. Mas o rubro negro jaguaribano acabou não fazendo uma boa campanha e das três partidas em que o time perdeu, duas delas foram por W.O. 

Na primeira etapa do Festival de Voleibol do Interior ocorrida em Jaguaribe, NVL/Limoeiro e Limoeiro acabaram conquistando o título das Séries A e B Masculina, enquanto que na Série A Feminina o título ficou com Iguatu e na B, Maracanaú sagrou-se campeã.

Pelo 1º Torneio Society Procópio Ferreira a equipe do Russara ficou com o título de campeã ao bater o Santana-Chelsea pelo placar de 1 a 0 na grande final. A competição teve a participação de 9 equipes e foi em homenagem a Procópio Vieira, pai do organizador Marcos Muniz que faleceu no ano passado.

A equipe do Grêmio Mutirão representou o futebol jaguaribano no 1º Torneio de São José que foi disputado no Sitio Chapada, município de Pereiro e que contou com a participação de 4 equipes que se enfrentaram em jogos eliminatórios. O adversário do "Tricolor do Mutirão" foi a equipe do Bicho Solto, do distrito de Crioulas. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal a definição da vaga para a final foi nos pênaltis com vitória do Bicho Solto pelo placar de 7 a 6.

A seleção de Pereiro foi campeã da 1ª etapa da Liga de Basquete do Interior (LBI) que aconteceu em Jaguaribe e que teve disputas apenas no naipe masculino. Na grande final, o time serrano bateu a equipe de Mossoró/RN na grande decisão por 37 a 29.

Aconteceu na Quadra da EEEP Poeta Sinó o 1º Campeonato de Futsal Sub-18 que teve a participação de oito equipes que jogaram em sistema eliminatório. O campeão da competição foi a equipe do Barcelona que na grande decisão bateu o Cornélio Diógenes nas penalidades máximas por 2 a 1, após empate por 4 a 4 no tempo regulamentar.

A equipe da Várzea do Juazeiro sagrou-se campeã pela primeira vez do 41º Torneio do Vinho de Futebol Society ao bater na grande final a equipe do Coco Bit pelo placar de 1 a 0. A competição teve a participação de 25 equipes.

Houve mais uma edição do Torneio do Vinho que aconteceu no Sitio Capitão Mor que esse ano chegou a sua terceira edição e contou com a participação de 25 equipes. O troféu de campeão da competição ficou com a equipe Os Restos e o de vice foi a equipe do Santo Antônio que foram decididos através de sorteio, pois a final acabou não sendo disputada por conta da fortes chuvas que caiu no local do jogos e com isso impossibilitou a continuidade da competição.

O Campeonato Cearense de Futsal Sub-17 teve a participação de 2 atletas jaguaribanos. Renê e Daniel disputaram a competição pela equipe do AFC/Solonópole que acabou terminando na terceira colocação. 

ABRIL
Nesse mês a seleção jaguaribana de futsal iniciou sua participação no Campeonato Cearense de Futsal Adulto Masculino que esse ano teve a participação de 11 equipes. No primeiro turno o time se classificou em 3º do Grupo A ao conseguir duas vitórias, ambas jogando no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes que teve a maior média de público na competição, mas nas quartas-de-final o time acabou sendo eliminado pelo AD Nota 10 de Caucaia.

No segundo turno, o time acabou não repetindo o bom desempenho do primeiro turno e acabou não avançando ao mata-mata sem vencer uma partida sequer e terminando na última colocação do Grupo A com apenas 1 ponto.

Teve inicio a 1ª Copa Azulão de Futebol que contou com a participação de 8 equipes e que teve como palco principal o Estádio Azulão que voltou a receber jogos oficiais depois de muito tempo. O campeão foi a equipe do Flamengo que na grande final bateu o Grêmio Mutirão pelo placar de 2 a 1.

Aconteceu ainda no mês de abril, mais uma edição da fase municipal dos Jogos Escolares da Juventude na sua fase municipal, nas modalidades de futsal, voleibol, basquete, handebol, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e atletismo nas categorias Sub-14 e Sub-17. Ao final dos jogos, na categoria Sub-17, a Escola Raul Barbosa foi a campeã e os campeões da fase municipal foram para a Fase Regional CREDEs.

Iniciou-se ainda nesse mês o Campeonato Jaguaribano de Futsal Master que contou com a participação de 8 equipes e o campeão foi a equipe do Vasco que na grande decisão venceu os Professores pelo placar de 5 a 1.

Ainda no mês de abril aconteceu a 9ª edição da Copa Navegantes de Handebol que contou com a participação de equipes do Ceará e do Rio Grande do Norte nas categorias Adulto (Masculino e Feminino) e Junior (Masculino). O time anfitrião teve domínio absoluto e venceu todas as categorias.

Na Quadra da Escola Poeta Sinó Pinheiro houve a primeira edição da Copa SEC de Futsal que contou com a participação de 11 equipes no masculino Sub-21 e três equipes no feminino aberto. No feminino o título acabou ficando com As Basiquinhas, enquanto que no masculino Sub-21 a equipe do Cruzeiro sagrou-se campeã.

MAIO
O mês de maio se inicia com o jiu jitsu jaguaribano representado pela equipe ZR Team que conquistou 4 medalhas, sendo 2 de ouro, uma de prata e uma de bronze no Open Coronel de Jiu Jitsu que aconteceu na cidade de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A Seleção Jaguaribana de Handebol Feminino Adulto ficou com o vice campeonato da 15ª Copa Juazeiro de Handebol ao perder na grande decisão para a equipe do Eusébio pelo placar de 24 a 11. Além do troféu de vice a seleção de Jaguaribe recebeu premiações individuais como a atleta Elisângela que foi escolhida como destaque e Vancleudo Junior que foi escolhido como o melhor treinador da competição.

No Ginásio do Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza aconteceu o Open Grand Slam Mestre Sá com participação jaguaribana de Ernandes Junior na categoria Master Pesado Faixa Azul. O único representante jaguaribano e da equipe Carlson Gracie na competição acabou ficando com o vice.

O basquete jaguaribano foi com duas equipes para a cidade de Cedro, na Região Centro Sul para as disputas da 1ª Copa Cedro de Basquete Masculino que teve a participação de 5 equipes com os jogos disputados na Quadra do IFCE Campus Cedro. O time A ficou com o vice campeonato ao perder a decisão para Iguatu por 28 a 27, enquanto que o time B perdeu para Iguatu nas semifinais por 46 a 35.

Houve em Jaguaribe a fase Microrregional (Crede 11) dos Jogos Escolares do Ceará que contou com a participação de Jaguaribe e outras seis cidades (Jaguaribara, Jaguaretama, Pereiro, Iracema, Ererê e Potiretama) nas modalidades de Futsal (Masculino e Feminino) e Basquete (Masculino). O futsal masculino Sub-14 ficou com o título, enquanto que o futsal feminino Sub-14, o futsal e o basquete masculino Sub-17 obtiveram vaga para a próxima fase, mas não foram campeões, além das outras modalidades que se classificaram automaticamente.

Pelo Campeonato Brasileiro BJJ Pró realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO) em Fortaleza, o jiu jitsu jaguaribano representado pela equipe Carlson Gracie conquistou cinco medalhas, sendo duas de prata (com Ernandes Junior e Pinheiro Neto) e três de bronze (com Thiago Sombra, Lucas Lima e Junior Martins).

Ainda no Jiu Jitsu a equipe ZR  Team esteve na cidade de Milhã, no Sertão Central para a disputa do 2º Interestadual de Jiu Jitsu. Ao final da competição a equipe conquistou sete medalhas, sendo duas de ouro (com Mateus Fernandes e Gleison Dieb), duas de prata (com Eliane Lima e Jérica de Sousa) e três bronzes (com Jocivan Rosa, Leonardo Diógenes e Gleison Dieb no absoluto).

JUNHO
Na segunda etapa da Liga de Basquete do Interior (LBI) que foi disputada na cidade de Russas a Seleção Jaguaribana de Basquete Masculino chegou até as quartas-de-final ao bater Limoeiro e Russas na fase de grupos, mas na fase de quartas-de-final acabou caindo diante da equipe do SADE de Mossoró.

Aconteceu no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes a primeira edição do Open Jaguaribe de Jiu Jitsu. A competição contou com a participação de atletas do Ceará, Rio Grande do Norte e de lutadores que já foram campeões mundiais e ao final da competição a equipe ZR Team foi a campeã geral com 143 pontos, a equipe BD Team ficou em 2ª com 53 pontos e a equipe Checkmat foi a terceira colocada com 43 pontos.

Na cidade de Jaguaribe aconteceu a fase Macro Regional dos Jogos Escolares do Ceará que eram classificatórios para a fase estadual. Ao todo a delegação jaguaribana que participou dos jogos obteve vaga para a fase estadual apenas nas modalidades individuais com 9 atletas no atletismo, 5 na natação e uma dupla do vôlei de praia.

Aconteceu também a 2ª Supercopa de Futsal que foi disputada nas categorias Sub-15 e Sub-21 e que teve domínio jaguaribano com os títulos conquistados pelas equipes do União e do Coco Bit, respectivamente.

Comentários