Nova dobradinha do handebol e títulos no futsal, voleibol, futebol e basquete marcam o último dia dos Jogos do Vale


Nesse domingo (14/10) em Jaguaribe houve o último dia de disputas dos Jogos do Vale do Jaguaribe 2018 que estava acontecendo desde a sexta-feira e contou com a participação de 12 cidades nas modalidades de futsal, futebol, voleibol, basquete e handebol.

Foram conhecidos os campeões de todas as modalidades e os anfitriões tiveram um ótimo desempenho conquistando 6 títulos em 8 finais disputadas com a exceção do basquete feminino que não avançou para as semifinais. 


O primeiro representante jaguaribano a soltar o grito de campeão foi o handebol masculino que sob o comando de Afrânio Carneiro conquistou o segundo título consecutivo ao bater a seleção de Aracati na grande final por 23 a 20. 

O time conquistou o título com 100% de aproveitamento com 5 vitórias em 5 jogos e vale ressaltar também que 7 jogadores do time Sub-21 que foi campeão nesse domingo estiveram também na conquista do Intermunicipal Adulto que aconteceu no mês de setembro em Jaguaribe.


A dobradinha que aconteceu no ano passado também se repetiu na edição desse ano. O handebol feminino que nesses jogos estava sendo comandado por Vancleudo Junior (que era o treinador na edição passasda) conquistou o seu segundo título consecutivo. 

A vaga para a final veio com uma vitória sobre Morada Nova por 18 a 15 e o adversário na final foi a seleção de Russas que eliminou Aracati pelo placar de 14 a 12 e que pela primeira vez deixava o handebol aracatiense feminino fora da final dos Jogos do Vale desde a sua retomada em 2011.

Na grande decisão diante do selecionado russano o time fez valer o seu jogo e venceu até com certa facilidade pelo placar de 19 a 8. Assim como o time masculino, o feminino obteve o título com 100% de aproveitamento vencendo as quatro partidas que disputou e ressaltar também que do time Sub-21 que foi campeão nesse domingo, 8 atletas estiveram presentes no título de 2017, além da experiente Diana.


Sob o comando de Cicero Glaucon, o basquete masculino conseguiu um título inédito quebrando a hegemonia de Morada Nova que ganhou por cinco edições seguidas e que esse ano não passou da primeira fase.

Nas semifinais, o time que na segunda fase havia perdido para Aracati por 35 a 33 enfrentou novamente os aracatienses em busca de uma vaga na final e ela veio com vitória por 38 a 26 e o adversário na grande final foi a seleção de Tabuleiro que eliminou Pereiro por 31 a 23.

Na grande final o selecionado jaguaribano levou a melhor e venceu pelo placar de 23 a 9 e levantou o troféu de campeão. Ao final da partida houve invasão da torcida e muita comemoração com os atletas e comissão técnica.


O futsal masculino sob o comando de Cicero Andrade ficou com o título, repetindo o feito de 2015 quando sob o comando de Jader Fernandes (Jardinha) o time bateu a seleção de Russas nas penalidades máximas.

A vaga para a grande final veio com uma grande vitória sobre a seleção de Tabuleiro pelo placar de 5 a 2 e o adversário na final foi a seleção de Quixeré que nas semifinais atropelou Russas pelo placar de 7 a 0.

A grande final do futsal masculino, mesmo acontecendo quase a meia-noite recebeu um grande público que apoiou o time do inicio ao fim e o resultado foi uma vitória pelo placar de 3 a 1 sobre os quixereenses e acabaram levantando o troféu de campeão. Remanescente do título de 2015, o atleta Levi conquistou seu terceiro título dos Jogos do Vale, sendo dois no futsal e um no futebol de campo no ano de 2014.


O futebol de campo comandado por Carlos Itaécio chegou a sua terceira final de Jogos do Vale e após bater na trave em 2015, dessa vez o título veio. Nas semifinais o time enfrentou Morada Nova e repetiu o empate em 0 a 0 que obteve com a mesma equipe na fase de grupos, mas dessa vez a disputa foi para as penalidades e Jaguaribe levou a melhor e venceu pelo placar de 4 a 2.

O adversário na grande final foi a seleção de Russas que eliminou Jaguaruana nas semifinais pelo placar de 2 a 0. Na decisão o título veio com vitória pelo placar de 1 a 0. Conrado Vieira que foi campeão esse ano fazendo parte da comissão técnica, esteve como atleta na primeira conquista em 2014 na cidade de Jaguaruana.


O voleibol feminino sob o comando de Wermeson Sousa (Nenê) ficou com o titulo de campeão ao bater na grande final a seleção de Aracati que era a atual campeã por 2 sets a 0. Antes, a vaga para a final foi obtida com uma vitória por 2 sets a 0 sobre Orós e destacar também que o time foi campeão com 100% de aproveitamento e sem perder um set sequer.

Já o voleibol masculino, sob o comando de Walla Sousa chegou até a grande final ao eliminar Limoeiro nas semi por 2 sets a 0, mas acabou sendo derrotado na grande decisão por 2 sets a 0 diante da seleção de Aracati que conquistou o seu segundo título seguido no voleibol masculino. 

Quem também ficou com o vice foi o futsal feminino. O time comandado por Jair Gledson eliminou Jaguaruana na segunda fase por 4 a 3, logo em seguida nas semifinais eliminou Tabuleiro por 1 a 0 e na grande final acabou perdendo o título para Limoeiro pelo placar de 1 a 0 e com isso o futsal limoeirense feminino conquistou o seu quinto título seguido.

O basquete feminino foi a única modalidade em que Jaguaribe não avançou as semifinais. Na disputa pelo título a campeã foi a seleção de Pereiro que na grande final derrotou a seleção de Aracati pelo placar de 47 a 20.

Na contagem geral, ou seja incluindo os resultados das modalidades individuais em Morada Nova ocorrida em setembro, Jaguaribe foi campeão geral pela terceira vez consecutiva com 196 pontos, seguido por Jaguaruana que foi vice com 124 e Aracati em 3º com 106 pontos. Veja a classificação completa:

JOGOS DO VALE DO JAGUARIBE 2018: CLASSIFICAÇÃO GERAL

1º Jaguaribe - 196 Pontos
2º Jaguaruana - 124 Pontos
3º Aracati - 106 Pontos
4º Russas - 96 Pontos
5º Limoeiro - 91 Pontos
6º Morada Nova - 74 Pontos
7º Tabuleiro - 34 Pontos
8º Orós - 30 Pontos
9º Pereiro - 21 Pontos
10º Icapuí - 21 Pontos
11º Jaguaretama - 19 Pontos
12º Quixeré - 10 Pontos
13º Itaiçaba - 0 Ponto

Comentários