Mudanças nas regras do futsal geram polêmica entre os treinadores e árbitros


No dia 14/02 em assembléia realizada durante a Uefa Euro Futsal disputada em Liubliana, na Eslovênia, a Fifa tomou decisões que podem impactar bastante na dinâmica de jogo da modalidade. Dentre as decisões tomadas é a possibilidade de laterais e escanteios serem cobrados com as mãos.

Quando ela for homologada o cobrador terá o direito de escolher entre repor a bola com os pés (como é feito desde o inicio da era Fifa em 1989). Com isso a entidade entende que essa mudança contribuirá para o aumento do número de gols no futsal.

Além dessa, outras alterações aprovadas pela Fifa foram: O goleiro-linha só poderá ser utilizado por uma equipe que estiver perdendo, os goleiros não poderão mais lançar a bola diretamente ao ataque, ou seja, a bola terá que tocar na quadra de defesa antes de chegar a outra metade e nas disputas de pênaltis em jogos eliminatórios, o número de cobranças aumenta de 3 para 5 como ocorre no futebol de campo. Ainda segundo a Fifa, a homologação das mudanças poderão sair em junho.

O Blog Esporte Jaguaribe ouviu alguns treinadores de futsal de Jaguaribe e de outros municípios para falar sobre essas mudanças que geraram muita polêmica.

O treinador da Seleção Jaguaribana de Futsal Masculino, Jader Fernandes (Jardinha) discordou com as mudanças. Ele disse o seguinte: "Não concordo porque acho que estamos dando um passo atrás!"

O treinador da Seleção Jaguaribana de Futsal Feminino e também árbitro, Jair Gledson também discordou das mudanças. "Bagunça. Tira a organização do jogo. Retrocesso."

Já o treinador da Seleção Sub-21 de Futsal, Cicero Andrade disse o seguinte: "Sou a favor de uma só mudança, as penalidades. Já as outras três fica difícil de falar por que a própria entidade (FIFA) se contradiz. No caso ela fala que o lateral com as mãos vai dar mais velocidade ao jogo e com isso o número de gols vai aumentar, o futsal é um jogo muito rápido, já são muitos gols e os atletas já estão adaptados com o lateral com os pés, então essa mudança é desnecessária."

O treinador da Seleção Sub-21 de Futsal de Limoeiro, vice campeã dos Jogos do Vale 2017, Matheus Holanda deu a sua opinião: "A regra do lateral com a mão eu não concordo, foge demais dos padrões do jogo, mas as outras duas regras é aceitável." Sobre a regra do lateral com a mão ele ainda disse: "Essa regra do lateral com a mão era antigamente, 1992. Só vivia atletas com cortes no supercílio, cortes na cabeça, porque o confronto lá em cima era muito grande."

Agora treinador da Seleção de Futsal Feminino de Russas, Fábio Rabelo também discordou com as novas regras. "Não, porque perde um pouco do dinamismo do jogo. A única que ainda dá pra considerar é as penalidades passando de 3 para 5."

O árbitro da Federação Cearense de Futsal (FCFS), Giliard Moura, da cidade de Limoeiro do Norte foi outro que discordou das mudanças. "Sou árbitro e não concordo. A principal mudança eles não fizeram que seria cobrar o tiro de saída para trás, como é feito no campo."

Comentários