Retrospectiva do Esporte Jaguaribano 2015 - 1ª Parte


Para fecharmos o ano de 2015, faremos uma retrospectiva relembrando tudo que aconteceu no principais eventos esportivos em Jaguaribe. E essa retrospectiva assim como acontece em todos os anos será dividida em duas partes, com a primeira parte falando sobre o futsal, o handebol, o atletismo, o karatê e o jiu jitsu
.
FUTSAL JAGUARIBANO EM 2015

A primeira competição de futsal que aconteceu no ano de 2015 foi a 1ª Copa Juventude Participativa de Futsal na categoria Sub-17 contou com a participação de oito equipes e que teve como campeã a equipe do Mutirão que venceu o Palmeirinha na grande final pelo placar de 1 a 0.

No mês seguinte a competição foi a 1ª Copa Jaguaribe de Futsal Master em que reuniu muitos atletas veteranos. E a grande campeã foi o Riachuelo que derrotou o Vasco de virada na grande final pelo placar de 3 a 2.

Em março aconteceu o 2ª Grand Prix de Futsal nas categorias Sub-14 e Sub-17 e que serviu de preparação para a fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará. As escolas Luiza Távora e Poeta Sinó foram campeãs nas categorias Sub-14 e Sub-17, respectivamente.

A 1ª Copa Tiradentes de Futsal Adulto aconteceu no feriado de Tiradentes e teve como campeã a equipe do Jader Futsal que derrotou a Vila Pinheiro pelo placar de 6 a 3 na grande final.

No mês de junho, a seleção de futsal feminino esteve na cidade de Iguatu para a disputa do 5º Torneio SESC de Futsal Feminino, mas as comandadas por Jair Gledson acabaram não passando da primeira fase.

A Escolinha Aprender Brincando sagrou-se campeã em um Torneio de Futsal que foi realizado na cidade de Alto Santo no mês de agosto na categoria Sub-11. Na final eles derrotaram os donos da casa pelo placar de 4 a 0.

Em setembro aconteceu a 1ª Copa Catalã de Futsal Adulto que teve como campeã a equipe da Queijeira que venceu na grande final a representação do Riachuelo por 2 a 0.

No mês seguinte aconteceu a 11ª Copa Jaguaribana de Futsal Feminino e que teve como campeã a equipe da Ucraff de Crateús que venceu na grande decisão a seleção de Iguatu pelo placar de 3 a 2. A seleção de Jaguaribe parou nas quartas-de-final ao perder nas penalidades máximas para Iracema.

Ainda no mês de outubro aconteceu a 2ª Copa Zé Pretinho de Futsal na categoria Sub-20 e a equipe do Eujad se tornou bicampeã da competição ao derrotar na grande final a seleção de Solonópole pelo placar de 6 a 2.

Ainda no mês de outubro a tradicional equipe do JK representou o município na 1ª Copa ADM de Futsal que foi realizada na cidade de Orós com a participação de 12 equipes. E o representante jaguaribano acabou caindo nas semifinais perante a equipe do Francisco Cerri, de Icó na decisão por pênaltis. 

A cidade de Jaguaribe recebeu no mês de novembro o segundo zonal da 2ª Copa Interestadual de Futsal 2015/2016 e que teve a participação de quatro equipes, sendo três de Jaguaribe e uma da cidade de Icó. Após os jogos, as equipes do JK e da Artec do Icó garantiram vaga para a próxima fase da competição.

HANDEBOL JAGUARIBANO EM 2015

Durante esse ano as seleções de handebol Masculino Adulto e Juvenil Feminino disputaram o Campeonato Cearense de Handebol da 2ª e 1ª Divisão, respectivamente. Após etapas realizadas em Quixadá, Jaguaribe (duas vezes), Cascavel e Horizonte (apenas no juvenil), ambas as seleções garantiram vaga para a fase final da competição que acontecerá apenas em janeiro.

Depois de muito tempo a seleção de handebol adulto feminino voltou a disputar uma competição externa. A seleção jaguaribana disputou no mês de julho a 1ª Copa Sertão Central de Handebol que ocorreu em julho na cidade de Quixadá, mas as meninas acabaram ficando na primeira fase da competição.

Em março aconteceu a 6ª Copa Navegantes de Handebol que contou com participação de equipes de Fortaleza, do Sertão Central e do estado do Rio Grande do Norte. Ao final da competição, o time anfitrião conquistou três títulos nas categorias Juvenil (Masculino) e Adulto (Masculino e Feminino) e sendo vice no Juvenil Feminino.

A equipe do Navegantes esteve por duas vezes esse ano na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A primeira foi no mês de junho que foi a 1ª Copa Mossoró Cidade Junina onde o time sagrou-se campeão na categoria Adulto Masculino e a segunda foi no mês de novembro onde o time Juvenil Feminino do Navegantes se tornou tricampeão da 3ª Copa da Liberdade de Handebol.

Dois atletas do handebol se destacaram em outras competições. O primeiro foi Wendson que foi vice-campeão pela Seleção Cearense que disputou a Copa Nordeste de Seleções Cadete que aconteceu em São Luis (MA) e o outro foi Vitolo que foi eleito o melhor Armador esquerdo da Copa Nordeste de Clubes Juvenil em Fortaleza jogando pelo Clube Português do Recife.

ATLETISMO JAGUARIBANO EM 2015

No atletismo jaguaribano em 2015 aconteceu a São Silvestre Mirim que esse ano chegou a sua nona edição, reunindo atletas de 7 a 14 anos. Veja os vencedores nas seguintes categorias:


Sub-9 Masculino : Roger Kauan de Arruda (Luiza Távora)
Sub-9 Feminino : Talia Peixoto Magalhães (Luiza Távora)
Sub-11 Masculino : Marcos Antonio Sousa (Alice Diógenes)
Sub-11 Feminino : Cibele Soares Marine (Maria Macário)
Sub-14 Masculino : Denilson Arruda (Franklin)

Sub-14 Feminino : Amanda Karolina Pinheiro (Mapuá)

KARATÊ E JIU JITSU JAGUARIBANO EM 2015

No mês de maio, o karatê jaguaribano disputou o 11º Open Nacional que aconteceu na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte e que reuniu atletas de estados como Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, entre outros. Ao total Jaguaribe conquistou seis medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Em novembro aconteceu a XII Copa Jaguaruana de Karatê e mais uma vez os karatecas sairam de lá com três medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. No mesmo mês, Jaguaribe se tornou campeão geral da XV Copa Jaguaribe de Karatê que valeu como classificação para a fase final do Campeonato Cearense em Itapipoca.

Na fase final realizada em Itapipoca no mês de dezembro, o karatê jaguaribano obteve dois títulos de campeão com Elisangela Dias e Ana Clesya e um vice obtido por Pedro Henrique.

Ainda no mundo das lutas, o jiu jitsu de Jaguaribe comandado pelos professores Márcio e Dida Oliveira estiveram Fortaleza para a disputa do Pan-Americano realizado no Náutico Atlético Cearense e sairam de lá com oito medalhas conquistadas.  

Comentários