Retrospectiva do Esporte Jaguaribano - Parte 1


Para fecharmos o ano de 2014, faremos uma retrospectiva relembrando tudo que aconteceu no principais eventos esportivos em Jaguaribe. E essa retrospectiva assim como acontece em todos os anos será dividida em duas partes, com a primeira parte falando sobre o futsal, o handebol, o atletismo e o karatê.
Futsal jaguaribano em 2014
A primeira competição de futsal que aconteceu no ano de 2014, mais precisamente em janeiro foi o 1º Torneio das Empresas de Futsal Feminino e que teve como campeã a equipe do Recanto da Maria que bateu na grande decisão a equipe do Novo Sabor pelo placar de 3 a 2, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal.

Em março a seleção de futsal feminino participou do 5º Intermunicipal de Futsal Feminino realizado na cidade de Limoeiro do Norte e promovido pela Federação Cearense de Futsal (FCFS), mas as comandadas pelo professor Jair Gledson acabou não passando para as semifinais da competição.

De março a abril na cidade de São Miguel, no Rio Grande do Norte o Juventude de Jaguaribe esteve na disputa da 2ª Copa Joca Ribeiro de Futsal. O alviverde jaguaribano chegou a grande final, mas foi derrotado por Alto Santo pelo placar de 3 a 2 e assim ficando com o vice.

No mês de abril aconteceu a 4ª edição da Copa Inter Jaguar Sub-18 que teve como campeã pelo segundo ano seguido a equipe do Poeta Sinó que derrotou na grande final o Plejusc, da cidade de Solonópole nas penalidades máximas por 2 a 1, após empate por 3 a 3 no tempo normal.

Iniciou-se ainda no mês de abril mais uma edição do Campeonato Jaguaribano de Futsal que contou com 16 equipes participantes. Após vários jogos disputados a taça de campeão ficou com o JK que bateu a Cohab nas penalidades máximas por 5 a 4 após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Assim como a seleção feminina, a seleção masculina participou do 42º Intermunicipal de Futsal promovido pela Federação Cearense de Futsal (FCFS). Na primeira fase disputada em Jaguaribe, os comandados pelo professor Jader Fernandes (Jardinha) passaram em segundo lugar, mas no zonal disputado na cidade de Quixeré a seleção de Jaguaribe acabou sendo eliminado da competição.

No mês de setembro aconteceu a 10ª Copa Jaguaribana de Futsal Feminino que contou com a participação de 12 equipes e que teve Limoeiro como bicampeã ao bater Iguatu na decisão pelo placar de 3 a 1. As anfitriãs da copa formaram duas equipes A e B e ambas foram eliminadas nas quartas-de-final por Limoeiro e Iguatu, respectivamente.

Em outubro aconteceu a 1ª Copa Zé Pretinho de Futsal ao derrotar nas penalidades máximas a equipe da Saborear pelo placar de 4 a 3, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal.

No mês de dezembro, a seleção de futsal feminino retornou a Limoeiro do Norte para a disputa da 2ª Copa Deborah Dávila de Futsal Feminino e sairam de lá com o terceiro lugar ao perder nas semifinais para Limoeiro que foi a campeã.

Handebol jaguaribano em 2014
Durante esse ano a seleção masculina de handebol comandada pelo professor Denier Mota (Pirroca) participou do Campeonato Cearense de Handebol 3ª Divisão. Após as etapas realizadas em Quixadá, Horizonte, Jaguaribe e Itapipoca, o selecionado jaguaribano chegou a fase final em Orós, mas acabou sendo eliminado por Tianguá.

Houve também o 2º Campeonato Jaguaribano de Handebol de Base, com o Ubiratan vencendo no infantil e juvenil masculino e a equipe da As Apimentadas vencendo no infantil feminino.

Aconteceu no mês de setembro a 5ª Copa Navegantes de Handebol que além da equipe anfitriã teve a participação de equipes de outras cidades. A equipe de handebol do Navegantes comandada pelo professor Roniberg conquistou dois títulos nas categorias Juvenil (Masculino) e Adulto (Feminino).

No mês de janeiro, o Navegantes conquistou o título no handebol Adulto Feminino no 14º Jogos de Férias realizado na cidade de Varzea Alegre.

No mês de julho, o Navegantes disputou a 11ª Copa Juazeiro de Handebol que aconteceu na cidade de Juazeiro do Norte. A equipe comandada por Roniberg conquistou um título na categoria Juvenil Masculino.

E no mês de novembro, o Navegantes, o time conquistou o bicampeonato categoria Juvenil Feminino na 2ª Copa da Liberdade de Handebol realizada na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. 

Atletismo jaguaribano em 2014
No atletismo jaguaribano em 2014 aconteceu a São Silvestre Mirim que esse ano chegou a sua oitava edição. 
Veja os vencedores nas seguintes categorias:
Sub-9 Masculino : Fco. Eduino Lucena (Expedito Diógenes)
Sub-9 Feminino : Tamires das Chagas Alves (Franklin Gondim)
Sub-11 Masculino : Edilânio Silva Pereira (Expedito Diógenes)
Sub-11 Feminino : Carla Kailane da Silva Rodrigues (Alice Diógenes)
Sub-14 Masculino : Jefferson Grennas dos Santos (Franklin Gondim)
Sub-14 Feminino : Ana Beatriz Farias Correia (Alice Diógenes)

Karatê jaguaribano em 2014
O karatê jaguaribano no ano de 2014 representou o nosso município em diversas competições como o Open de Karatê na cidade de Mossoro/RN conseguindo seis medalhas, como também os dois títulos nacionais conquistados pelo karateca Pedro Lima em Salvador e Brasília.

Comentários