Retrospectiva 2013 do Esporte Jaguaribano - Parte 2


Essa é a segunda e última parte da retrospectiva 2013 que o blog Esporte Jaguaribe está fazendo, relembrando tudo que aconteceu no esporte jaguaribano. Jogos Escolares da Juventude, Jogos Abertos, Olimpíadas do Vale, Campeonato Jaguaribano, são algumas das competições que vamos relembrar na úlitma parte da retrospectiva.

Jogos Escolares da Juventude 2013
Entre os meses de maio e junho aconteceram mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude na sua fase municipal, nas modalidades de futsal, voleibol, basquete e handebol nas categorias Sub-14 e Sub-17. E os campeões de cada modalidade se classificavam para a fase regional que foi disputada em Senador Pompeu na categoria Sub-14 e a Sub-17 não chegou a acontecer já houve apenas a disputa entre os 4 melhores do ano passado em cada modalidade.

Veja os campeões da fase municipal:
Futsal Masculino Sub-14: Ulisses Paranhos Maia
Futsal Feminino Sub-14: Ubiratan
Futsal Feminino Sub-17: Cornélio Diógenes
Futsal Masculino Sub-17: Poeta Sinó
Basquete Masculino Sub-14: Alice Diógenes
Basquete Masculino Sub-17: Cornélio Diógenes
Basquete Feminino Sub-14: Clóvis Beviláqua
Basquete Feminino Sub-17: Clóvis Beviláqua
Voleibol de Areia Masculino Sub-14: Alice Diógenes
Voleibol de Areia Feminino Sub-14: Franklin
Voleibol de Areia Masculino Sub-17: Poeta Sinó
Voleibol de Areia Feminino Sub-17: Poeta Sinó
Handebol Masculino Sub-14 : Ubiratan
Handebol Feminino Sub-14 : Franklin
Handebol Masculino Sub-17 : Raul Barbosa
Handebol Feminino Sub-17 : Poeta Sinó

Na fase regional Vale do Jaguaribe/Sertão Central os melhores resultados da delegação jaguaribana foram dois vices no Futsal Feminino e no Handebol Masculino. O futsal feminino foi derrotado por Iracema por 5 a 2 e o handebol masculino foi derrotado por 31 a 17 pela equipe de Russas.

O futsal masculino foi eliminado na primeira fase da competição ao perder para Aracati por 2 a 1 e empatar com Quixeré por 5 a 5. E o basquete masculino ficou na quarta posição ao perder pelo placar de 20 a 0 para a equipe de Tabuleiro na disputa de 3º lugar.

Na fase estadual que foi disputada em Fortaleza no mês de agosto, a delegação jaguaribana conseguiu um feito histórico. Os atletas Luanderson Mateus e Isabele Larah, do atletismo e xadrez respectivamente conseguiram vaga para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude disputado em Natal, no Rio Grande do Norte na categoria Sub-14.

Na fase nacional realizada no mês de setembro, o atleta Luanderson Matheus conseguiu mais um feito histórico para o municipio de Jaguaribe ficando entre os 12 melhores do Brasil. Já Isabele Larah, do xadrez terminou em 20º na disputa convencional e em 51º na blitz (duelo homens x mulheres).

Devido a não realização da fase regional na categoria Sub-17, Jaguaribe foi apenas com atletas nas modalidades individuais na fase estadual que ocorreu em Fortaleza no mês de outubro. O atletismo jaguaribano foi representado por 12 atletas (apenas no masculino) que competiram na pista da Unifor em Fortaleza, mas nenhum deles conseguiu vaga para a fase nacional.

Na natação, tivemos apenas um único representante que foi o nadador Renato Peixoto que não competiu na prova dos 50 metros peito e ficou em 10º na prova dos 50 metros livre. E no voleibol de areia, a dupla Alisson/Michel acabou terminando na 4º posição.

Jogos Abertos do Interior e Olimpiadas do Vale
Em 2013, Jaguaribe levou seus melhores atletas para as duas maiores competições esportivas que aconteceram no ano, que foram os Jogos Abertos do Interior e as Olimpiadas do Vale. A primeira competição aconteceu no mês de abril em Morada Nova e Jaguaribe levou atletas nas modalidades de Futsal (Feminino e Masculino), Voleibol (Masculino e Feminino) e Handebol (Masculino e Feminino) e Futebol de Campo. Das sete modalidades que Jaguaribe representou, seis conseguiram a classificação para a fase estadual em Limoeiro do Norte.

Na fase estadual disputada no mês de maio em Limoeiro do Norte, a delegação jaguaribana não repetiu o bom desempenho da primeira fase em Morada Nova conseguindo apenas chegar as quartas-de-final com o futsal e voleibol feminino e com o handebol masculino.

A cidade de Jaguaribe recebeu as Olimpiadas do Vale no mês de dezembro e nossos atletas até 21 anos nos representaram nas modalidades de futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino), xadrez, natação e tênis de mesa.

O melhor desempenho da delegação de Jaguaribe foi no voleibol masculino que bateu Morada Nova por 2 sets a 0 e no feminino que bateu a equipe de Limoeiro também por 2 sets a 0. Na contagem geral de todas as modalides, Aracati acabou ficando com o título e Limoeiro do Norte ficou na 2º posição

Voleibol jaguaribano em 2013
O voleibol jaguaribano disputou nesse ano de 2013 o Festival de Voleibol do Interior que esse ano foram divididas em 1ª e 2ª Divisão. E após as etapas realizadas em Jaguaribe e Morada Nova, as seleções masculina e feminina chegaram a fase final da competição disputada na cidade de Quixeré.

Basquete jaguaribano em 2013
O basquete jaguaribano realizou uma competição interna nesse ano de 2013 que foi a 1ª Copa Cicero Ubiramar de Basquete que contou com a participação de 4 equipes e que teve como campeã a equipe do Jaguar Rockets ao derrotar na grande final a equipe do Cornélio Diógenes pelo placar de 50 a 36.

Futebol soçaite em 2013
O futebol soçaite de Jaguaribe foi maracado por duas grandes competições que aconteceram no ano de 2012 : O Torneio do Vinho e a Copa da Independência.

O Torneio do Vinho teve a sua trigésima sexta edição que ocorreu no mês de março e que teve como campeã a equipe do Sport Clube Mocó que na grande decisão bateu a equipe do Papa Arroz nas penalidades máximas pelo placar de 1 a 0, após empate em 0 a 0 no tempo normal.

Aconteceu no mês de setembro, a 1ª Copa da Independência de Futebol Soçaite em que a equipe dos Trossos ficou com o título ao bater a Serraria Vidal por 2 a 0.

Futebol de Campo em 2013
Em fevereiro, o futebol de campo de Jaguaribe foi movimentado fora das quatro linhas com a eleição do novo presidente da Liga Jaguaribana de Futebol que teve como eleito Francisco Baltanir Alves Pereira (Balto), já que não houve nenhuma chapa que concorresse com a mesma.

E em setembro, iniciou-se um dos maiores campeonatos de futebol da região. O Campeonato Jaguaribano de Futebol que contou com 20 equipes em uma única divisão.

Após a fase preliminar e a fase de classificação foram definidos os dois finalistas que foram o JK e a equipe do Eujade. Na grande final, o JK levou a melhor e venceu a equipe do Eujade pelo placar de 2 a 0 e sagrou-se campeã jaguaribana pela 3ª vez na história.

Essa foi a nossa Retrospectiva 2013 do Esporte Jaguaribano feita pelo blog Esporte Jaguaribe. A todos os internautas que navegaram pelo blog, que deixaram seu comentário, sugestão ou critica, muito obrigado e tenham um Feilz Natal e um 2014 cheio de saúde, paz, e alegria para todos.

FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2014!!!!!!!!

Comentários