Retrospectiva 2013 do Esporte Jaguaribano - Parte 1


Para fecharmos o ano de 2013, faremos uma retrospectiva relembrando tudo que aconteceu no principais eventos esportivos em Jaguaribe. E essa retrospectiva será dividida em duas partes, com a primeira parte falando sobre o futsal, o handebol, o atletismo, karatê e o MMA.


Futsal jaguaribano em 2013
A primeira copa de futsal que aconteceu em Jaguaribe foi a 3ª Copa Inter Jaguar Sub-17 no mês de maio e que teve como campeã a equipe do Poeta Sinó que derrotou o JEC na grande final pelo placar de 3 a 1.

No mês seguinte aconteceu a 2ª Copa Marcelo Ferreira Lopes Sub-17 e mais uma vez a equipe do Poeta Sinó se sagrou campeã agora ao derrotar na grande final a equipe do Jaguar Zika pelo placar de 3 a 0.

Ainda no mês de junho teve inicio o Campeonato Jaguaribano de Futsal que contou com a participação de 19 equipes e que teve como campeã o time da Placa Verde que venceu na final o Sport Jovem pelo placar de 3 a 1. A equipe da Placa Verde foi campeã invicta com uma campanha de 4 vitórias e 3 empates.

No mês de outubro aconteceu a 9ª Copa Jaguaribana de Futsal Feminino que teve a participação 10 equipes e que teve como campeã a equipe de Limoeiro que na decisão derrotou a atual campeã, a equipe de Iguatu pelo placar de 2 a 1. 

As anfitriãs da copa, a equipe de Jaguaribe veio com dois times para a disputa da competição, ambos sob o comando de Jair Gledson. O segundo time foi eliminado ainda na primeira fase ao perder por 6 a 0 para Iguatu e depois por 3 a 0 para a equipe de Solonópole. Já o primeiro time se classificou em 2º no Grupo A com duas vitórias sobre Cedro (3 a 0) e Ererê (2 a 0) e uma derrota para Aracati (1 a 0) , mas foi eliminado na segunda fase ao perder por 4 a 1 para a equipe de Iguatu.

O futsal jaguaribano participou também de competições externas. A equipe do Inter Jaguar conquistou dois títulos na categoria Sub-14. O primeiro foi a 2ª Copa Alisson de Oliveira de Futsal na cidade de Alto Santo no mês de julho e no mês de setembro conquistou a 7ª Copa Giroleide de Futsal na cidade de Tabuleiro do Norte.

A seleção de futsal também conquistou dois títulos na categoria adulto. O primeiro foi a 1ª Copa de Futsal no mês de setembro na cidade de Pereiro e no mês de dezembro levantou mais um troféu em competição realizada na cidade de Orós.

O futsal feminino de Jaguaribe representou o município na VI Copa Intermunicipal de Futsal na cidade de Solonópole no mês de agosto. Após se classificar para a próxima fase de forma tranquila, o selecionado jaguaribano foi eliminado da competição ao perder para a equipe de Tauá pelo placar de 4 a 3.

Handebol jaguaribano em 2013
No ano de 2013 o handebol jaguaribano disputou competições internas e externas. A primeira foi no mês de janeiro que foi o 5º Torneio Amigos do Handebol que foi conquistada pela equipe da Força Jovem que venceu a equipe da Vila Pinheiro por 27 a 25.

Houve também o Campeonato Jaguaribano de Handebol de Base, com o Franklin vencendo no feminino e o Ubiratan vencendo no masculino

Aconteceu no mês de setembro a 4ª Copa Navegantes de Handebol que além da equipe anfitriã teve a participação de equipes de outras cidades. A equipe de handebol do Navegantes comandada pelo professor Roniberg, dominou a competição, conquistando os dois títulos nas categorias adulto (Masculino e Feminino).

No mês de janeiro,  o Navegantes conquistou o título no handebol masculino nos Jogos de Férias realizado na cidade de Varzea Alegre.

No mês de julho Navegantes disputou a 10ª Copa Juazeiro de Handebol que aconteceu na cidade de Juazeiro do Norte. A equipe comandada por Roniberg conquistou dois títulos na categoria Juvenil Masculino e Feminino.

E para fechar o grande ano da equipe do Navegantes, o time conquistou dois títulos de campeão na categoria Adulto Masculino e Juvenil Feminino na 1ª Copa da Liberdade de Handebol realizada na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Esse ano o tivemos atleta do handebol jaguaribano se destacando na capital cearense. O atleta Vitolo que foi convocado no inicio desse ano pela Seleção Cearense de Handebol Cadete e que teve como principal conquista o vice-campeonato da Copa Nordeste de Seleções Cadete que foi disputada em Fortaleza e Vitolo foi eleito como o melhor ala esquerda da competição.

Atletismo jaguaribano em 2013
O atletismo jaguaribano em 2013 aconteceram dois grandes eventos que movimentaram as ruas de Jaguaribe, que foi a Maratona do Dia das Mães e a São Silvestre Mirim.

No mês de maio foi disputado a Maratona do Dia das Mães que chegou na sua 29ª edição e que teve como vencedores Edileudo do Santos na categoria masculino e Antônia Edileide dos Santos na categoria feminino.

Em dezembro a São Silvestre Mirim chegou a sua sétima edição e movimentou as ruas de Jaguaribe com os atletas que foram divididos nas seguintes categorias: Sub-9, Sub-11 e Sub-14.
Veja os vencedores nas seguintes categorias:
Sub-9 Masculino : Ian Zel Diógenes (Clóvis Beviláqua)
Sub-9 Feminino : Antonia Ellen Costa (Expedito Diógenes)
Sub-11 Masculino : Edilânio Silva Pereira (Expedito Diógenes)
Sub-11 Feminino : Carla Leticia Matias (Alice Diógenes)
Sub-14 Masculino : Luandson Mateus (Alice Diógenes)
Sub-14 Feminino : Maria Flávia Alves (Alice Diógenes)

Houve no mês de setembro, a participação de oito atletas de Jaguaribe na pista de atletismo da Unifor em Fortaleza, disputando o IV Campeonato Cearense Caixa de Atletismo Mirim. O melhor resultado obtido pelo atletismo jaguaribano, foi o 2º lugar conquistado na prova do salto em altura.
 
Karatê e MMA jaguaribano em 2013
O karatê jaguaribano no ano de 2013 representou o nosso municipio em diversas competições como a Copa Jaguaribe de Karatê e conseguindo várias medalhas. Entre eles os dois títulos do Campeonato Cearense de Karatê conquistados pelas karatecas Mirian Carvalho e Rosana Torres na cidade do Eusébio.

Ainda no mundo das artes marciais esse ano a novidade foi o MMA em Jaguaribe com as duas edições do Jaguar Fight que aconteceram nos meses de janeiro e dezembro. O grande destaque foi o jovem Maylson Pinheiro que venceu as duas edições do evento.

Comentários