Retrospectiva 2012 do Esporte Jaguaribano - Parte 2


Essa é a segunda e última parte da retrospectiva 2012 que o blog Esporte Jaguaribe está fazendo, relembrando tudo que aconteceu no esporte jaguaribano. Jogos Intercolegiais, Olimpiadas Escolares, Jogos Abertos, Olimpiadas do Vale, Campeonato Jaguaribano, são algumas das competições que vamos relembrar na úlitma parte da retospectiva.

Jogos Intercolegiais e Olimpiadas Escolares 2012.
No mês de maio aconteceu a primeira edição dos Jogos Intercolegiais que reuniu atletas de até 19 anos nas modalidades de futsal, futebol de campo, voleibol, basquete, vôlei de praia, handebol, karatê, atletismo, natação e xadrez divididos nas categorias infantil e juvenil.

E na contagem geral de todas as competições a Escola Alice Diogenes sagrou-se campeã, juntamente com o Clóvis Bevilaqua que ficou em 2º e o Poeta Sinó Pinheiro terminou na 3ª colocação.

Ainda no mês de maio aconteceu mais uma edição das Olimpiadas Escolares na sua fase municipal, nas modalidades de futsal, voleibol, basquete e handebol nas categorias Sub-14 e Sub-17. E os campeões de cada modalidade se classificavam para a fase regional que foi disputada em Beberibe.

Veja os campeões da fase municipal:
Futsal Masculino Sub-14: Luiza Távora
Futsal Feminino Sub-14: Ubiratan
Futsal Feminino Sub-17: Cornélio Diogenes
Futsal Masculino Sub-17: Poeta Sinó
Handebol Masculino Sub-14 : Ubiratan
Handebol Feminino Sub-14 : Ubiratan
Handebol Masculino Sub-17 : Raul Barbosa
Basquete Masculino Sub-14 : Luiza Távora
Basquete Masculino Sub-17 : Luiza Távora
Basquete Feminino Sub-17 : Clóvis Bevilaqua 

Mas na fase regional disputada em Beberibe, as equipes que representaram Jaguaribe em suas respectivas modalidades acabaram chegando a duas finais.

O futsal Sub-14 masculino acabou sendo eliminado na primeira fase e o feminino acabou ficando nas semifinais perante a equipe de Tabuleiro . No Sub-17, o time masculino acabou sendo eliminado por Fortim e o feminino perdeu a final para a equipe de Aracati.

O handebol feminino Sub-17 acabou sendo derrotado na final pela equipe de Aracati e o basquete masculino Sub-17 acabou sendo eliminado na primeira fase.

Mas em compensação tivemos classificados para a fase estadual no atletismo de 12 a 14 anos com Pedro Henrique (Franklin Gondim) nos 80 metros c/barreiras e de 15 a 17 anos com Michael Costa Figueiredo (Raul Barbosa) no salto em distancia e Alisson Fernandes (Cornélio Diógenes) nos 110 metros c/barreiras como também tivemos classificados na natação com os seguintes atletas : Michael Costa Figueiredo, José Walison Castro, José Heberson Batista e Sergio Italo Melo da Silva e no voleibol de praia de 15 a 17 anos o feminino sagrou-se campeão e o masculino terminou na 3ª posição.

Jogos Abertos do Interior e Olimpiadas do Vale
Em 2012, Jaguaribe levou seus melhores atletas para as duas maiores competições esportivas que aconteceram no ano, que foram os Jogos Abertos do Interior e as Olimpiadas do Vale. A primeira competição aconteceu no mês de fevereiro em Morada Nova e Jaguaribe levou atletas nas modalidades de Futsal (Feminino), Voleibol (Masculino e Feminino) e Handebol (Masculino) e apenas o handebol Masculino e o voleibol masculino e feminino se classificaram para a fase estadual na cidade de Quixadá.

Na fase estadual disputada em Março, o voleibol masculino de Jaguaribe foi campeão ao vencer na decisão a equipe de Limoeiro por 2 sets a 0. O feminino acabou ficando na fase de quartas-de-final diante da equipe de Paracuru e o handebol masculino foi eliminado pela equipe de Maracanaú.

A cidade de Morada Nova recebeu as Olimpiadas do Vale no mês de agosto e nossos atletas até 21 anos nos representaram nas modalidades de futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino), xadrez, natação e tênis de mesa.

O melhor desempenho da delegação de Jaguaribe foi no voleibol feminino que ficou com o título ao bater a equipe de Aracati por 2 sets a 0. Na contagem geral de todas as modalides, Aracati acabou ficando com o título com os donos da casa ficando em 2º e Jaguaribe ficando na 3ª posição.

Basquete jaguaribano em 2012.
O basquete jaguaribano disputou uma competição externa no mês de outubro que foi a 1ª Copa Sertão Central de Basquete que aconteceu na cidade de Senador Pompeu.

O selecionado jaguaribano levou duas equipes para a competição. A equipe Sub-21 que ficou com a terceira posição ao derrotar a seleção de Milhã e a equipe principal que foi a grande campeã da competição ao derrotar na grande final os donos da casa por uma diferença de nove pontos.

Futebol soçaite em 2012.
O futebol soçaite de Jaguaribe foi maracado por duas grandes competições que aconteceram no ano de 2012 : O Torneio do Vinho e o Torneio da Proclamação da República.

O Torneio do Vinho teve a sua trigésima quinta edição que ocorreu no mês de abril e que teve como campeã a equipe do Cruzeirinho que na grande decisão bateu a equipe do Papa Arroz nas penalidades máximas pelo placar de 2 a 1, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Aconteceu no mês de novembro, a quarta edição do Torneio Proclamação da República de Futebol Soçaite em que as equipes do Cruzeirinho e do Palmeirinha acabaram dividindo a premiação.

Futebol de Campo em 2012.
O futebol de campo teve inicio com a participação da seleção master de Jaguaribe no Campeonato Cearense de Futebol da categoria, mas o selecionado jaguaribano acabou sendo eliminada ainda na primeira fase.

No mês de março, aconteceu no Estádio Clóvis Bevilaqua "O Azulão" a segunda edição da Copa Francisca Diógenes Pinheiro em que a equipe do JK se sagrou bicampeã ao derrotar na grande final a equipe do JEC pelo placar de 2 a 1.

A seleção master de Jaguaribe participou de mais uma competição externa. Dessa vez foi o Intermunicipal Master da Ligaffi em que Jaguaribe chegou a fazer boa campanha, mas acabou perdendo a vaga no tapetão para a equipe de Monsenhor Tabosa, já que a mesma comprovou que a equipe de Jaguaribe escalou o jogador Paloma de forma irregular.

Depois do Intermunicipal Master, Jaguaribe disputou o Intermunicipal Copa do Brasil que tinha na disputa os mesmos moldes da competição nacional. O selecionado jaguaribano chegou até as semifinais, mas acabou ficando pelo caminho ao perder por 2 a 0 para a equipe de Sobral.

Jaguaribe participou também da Copa de Futebol Sub-20, mas teve uma participação bastante pífia ao perder em casa para a equipe de Morada Nova por 3 a 0 e não comparecer ao jogo contra o selecionado de Jaguaribara culminando com a não participação da competição em 2013.

E em setembro, iniciou-se um dos maiores campeonatos de futebol da região. O Campeonato Jaguaribano de Futebol que contou com 12 equipes na 1ª e 2ª Divisão.

Na 2ª divisão, ás 12 equipes participantes disputavam, além do título da competição, duas vagas para a 1ª divisão em 2013. E as equipes da Cohab que foi o campeão e a equipe das Vertentes que ficou com o vice chegaram lá e vão disputar no próximo ano a 1ª divisão do Campeonato Jaguaribano de Futebol.

A 1ª Divisão desse ano contou com a participação de 12 equipes, com a permanencia da Vila Pinheiro e com a inclusão do Sport do Moreira .
Após a fase de classificação e os jogos eliminatórios foram definidos os dois finalistas que foram o JK e o Palmeirinha. Na grande final, após o empate por 0 a 0 no tempo normal, o titulo foi decidido nas penalidades máximas e a equipe do JK venceu pelo placar de 5 a 4 e conquistando pela 2ª vez o titulo do Campeonato Jaguaribano de Futebol.

Essa foi a nossa Retrospectiva 2012 do Esporte Jaguaribano feita pelo blog Esporte Jaguaribe. A todos os internautas que navegaram pelo blog, que deixaram seu comentário, sugestão ou critica, muito obrigado e tenham um Feilz Natal e um 2013 cheio de saúde, paz, e alegria para todos.

FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2013!!!!!!!!

Comentários