Retrospectiva 2012 do Esporte Jaguaribano - Parte 1



Para fecharmos o ano de 2012, faremos uma retrospeciva relembrando tudo que aconteceu no principais eventos esportivos em Jaguaribe. E essa retrospectiva será dividida em duas partes, com a primeira parte falando sobre o futsal, o handebol, o atletismo e o karatê.

Futsal jaguaribano em 2012.

O inicio de 2012 foi movimentado com a Copa JK de Futsal que contou com a participação de 7 agremiações e que teve como campeã a equipe de Jaguaribara que venceu na grande final a equipe anfitriã da competição nas penalidades máximas por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Logo em seguida, aconteceu o 4º Copão das Férias de Futsal que contou com a participação de 9 agremiações e a equipe do JK sagrou-se campeã ao golear na grande final a equipe da Cohab pelo placar de 6 a 0. No mês de novembro, aconteceu a quinta edição do Copão das Férias de Futsal que teve como campeã a equipe do Riachuelo, que reforçada com os irmãos Denilson e Lequinha venceu na grande final a equipe do Eujade pelo placar de 2 a 1.

No mês de março aconteceu mais uma edição do Campeonato Jaguaribano de Futsal que teve a participação de 16 equipes do nosso futsal. O campeão foi a equipe do Palmeirinha que derrotou na final a equipe do Juventus pelo placar de 7 a 6 com o gol do título sendo marcado pelo jogador Dedé de Tabuleiro faltando 20 segundos para o fim do jogo. O alviverde jaguaribano fez uma campanha de 6 jogos com 5 vitórias e uma derrota.

O ano no futsal jaguaribano também foi movimentado com várias competições movimentando as categorias de base. No mês de abril, aconteceu a 1ª Copa São José de Futsal Sub-17 realizada na Quadra da Escola Ubiratan Diniz Aguiar em que teve como campeã a equipe do Raul Barbosa ao derrotar o Alice Diógenes na grande final pelo placar de 8 a 2.

No mês de maio, tivemos o Campeonato Jaguaribano de Futsal Sub-14 em que a equipe do Eujade se sagrou campeã ao derrotar na grande final a equipe do Grêmio Mutirão pelo placar de 5 a 4. Ainda no mês de maio aconteceu a 2ª Copa Inter Jaguar de Futsal Sub-17 em que a equipe organizadora da competição sagrou-se campeã ao derrotar nas penalidades máximas a equipe do São Paulo pelo placar de 4 a 3, após empate por 2 a 2 no tempo normal.

No mês de junho, aconteceu a 1ª Copa Marcelo Ferreira Lopes de Futsal e a equipe do Desportivo Jaguar se tornou campeã da competição ao vencer nas penalidades máximas a equipe do Sumov por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Em setembro, duas competições de base movimentaram o mês da Independência. A primeira foi a Copa Indepêndencia de Futsal que teve como campeã a equipe do Cornélio Diógenes e logo depois foi a Copa União de Futsal Sub-18 em que a equipe de Jaguaribara sagrou-se campeã.

Fechando as competições de base, aconteceu no mês de novembro o Campeonato Jaguaribano de Futsal Sub-17 que teve participação de 7 equipes. E a equipe do Cornélio Diógenes acabou ficando com o título da competição ao derrotar na grande final a equipe do Raul Barbosa nas penalidades máximas pelo placar de 3 a 1, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Aconteceu no mês de setembro a 8ª Copa Jaguaribana de Futsal Feminino que teve como campeã a equipe de Iguatu que na grande decisão derrotou a equipe de Limoeiro pelo placar de 2 a 0. As anfitriãs da copa, a equipe de Jaguaribe veio com dois times para a disputa da competição e ambos acabaram caindo na fase de quartas-de-final e o time 2 acabou sendo goleado por 8 a 2 pela equipe de Crateús e o time principal foi eliminado nos penaltis pela equipe de Limoeiro por 5 a 4, após um empate em 0 a 0 no tempo normal.

Nosso futsal também representou o municipio em competições externas. Em março, a equipe Sub-17 de Jaguaribe sagrou-se campeã em uma competição na cidade de Alto Santo ao derrotar na grande final o selecionado de Tabuleiro do Norte pelo placar de 4 a 1.

Em junho, o futsal jaguaribano disputou a Copa União de Futsal na cidade de Uiraúna, no estado da Paraíba e a mesma acabou caíndo nas quartas-de-final diante da equipe do Catolé SC pelo placar de 8 a 2. No mesmo mês o futsal feminino disputou a Copa Debora D'avila de Futsal Feminino na cidade de Limoeiro do Norte e acabaram não passando da primeira fase ao empatarem com Alto Santo e perderem para a equipe da casa.

No mês de julho, Jaguaribe disputou a Copa Adesiva que aconteceu na cidade de Russas nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17. As equipes Sub-13 e Sub-15 acabaram sendo eliminadas na segunda fase e o Sub-17 acabou caíndo nas semifinais diante da Assec, da cidade de Limoeiro do Norte pelo placar de 5 a 0.

Handebol jaguaribano em 2012.
No ano de 2012 o handebol jaguaribano disputou competições internas e externas. A primeira foi no mês de janeiro que foi o 4º Torneio Amigos do Handebol que foi conquistada pela equipe da CHR que venceu a equipe do Navegantes por 24 a 21.

No mês de agosto aconteceu mais uma edição do Torneio Amigos do Handebol e que teve a equipe do São Paulo como campeã ao derrotar na grande final a equipe da CHR pelo placar de 26 a 22.

Aconteceu no mês de setembro a 3ª Copa Navegantes de Handebol que além da equipe anfitriã teve a participação de equipes de outras cidades. E os visitantes dominaram os títulos nas categorias juvenil masculino que acabou ficando com a equipe de Morada Nova e na categoria adulto masculino, o título acabou ficando com a equipe de Itaiçaba.

Nas competições externas, o Navegantes representou o municipio na 9ª Copa Juazeiro de Handebol que aconteceu na cidade de Juazeiro do Norte no mês de maio. A equipe comandada por Roniberg levou o time nas categorias juvenil masculino que perdeu na final para a equipe de Iguatu por 17 a 14, adulto masculino que ficou nas quartas-de-final perante a equipe de Trindade (PE) por 25 a 21 e adulto feminino que acabou ficando na primeira fase ao perder para Iguatu e para Trindade (PE).

Atletismo jaguaribano em 2012.
O atletismo jaguaribano em 2012 aconteceram dois grandes eventos que movimentaram as ruas de Jaguaribe, que foi a Maratona do Dia das Mães e a São Silvestre Mirim.

No mês de maio foi disputado a Maratona do Dia das Mães que chegou na sua 28ª edição e contou com a prticipação de atletas de outros estados. Os vencedores da corrida, tanto no masculino como no feminino receberam premiação em dinheiro e medalhas que foram o Adelson Alves Rdrigues da cidade de Barra do Grajaú, no Maranhão na categoria masculino e a atleta Maria de Fátima da cidade de Juazeiro do Norte, na categoria feminina que teve a atleta Antônia Edileide que terminou na 5ª colocação.

A São Silvestre Mirim chegou a sua sexta edição e movimentou as ruas de Jaguaribe com os atletas que foram divididos nas seguintes categorias: Sub-9, Sub-11 e Sub-14.
Veja os vencedores nas seguintes categorias:
Sub-9 Masculino : Rafael Duarte (Maria Macário)
Sub-9 Feminino : Renangela Rodrigues (Antônio Teixeira Lima)
Sub-11 Masculino : Luiz Anderson (Antônio Teixeira Lima)
Sub-11 Feminino : Ana Camila Souza (Clóvis Beviláqua)
Sub-14 Masculino : Fernando Fredson (Franklin Gondim)
Sub-14 Feminino : Maria Flávia Alves (Alice Diógenes)

Karatê jaguaribano em 2012.
O karatê de Jaguaribe representou o nosso municipio em diversas competições em 2012 e conseguindo várias medalhas. O título mais importante do karatê jaguaribano em 2012 aconteceu no Campeonato Brasileiro Senior e Veterano de Karatê disputado na Faculdade Católica, em Fortaleza no mês de setembro.

A delegação jaguaribana saiu da competição com quatro medalhas conquistadas com Ronaldo Pereira que ganhou ouro na categoria Senior, Carlos Aquino que ganhou ouro na mesma categoria, como também ganhou medalha de bronze na categoria Universitário e Osmar Negreiros que ficou com a medalha de bronze na categoria Veteranos.

Comentários